Comde prepara a 8ª edição da Caminhada de Acessibilidade nesta quarta-feira (23)

22 de outubro de 2019 14:53 | Visualizações: 1774
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Comde prepara a 8ª edição da Caminhada de Acessibilidade nesta quarta-feira (23) Foto: IFSC

Na manhã desta quarta-feira (23) o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência em Xanxerê (Comde) organiza a 8ª edição da Caminhada de Acessibilidade. Neste ano a ação irá acontecer pela manhã, a partir das 9 horas com saída da Praça Tiradentes seguindo pela Rua José de Miranda Ramos, Coronel Passos Maia, Avenida Brasil com retorno até a praça.

Conforme a presidente do Comde, Kátia Collelo, muitos avanços aconteceram em virtude dessas caminhadas que tem mobilizado toda a comunidade xanxerense. Segundo ela, o principal objetivo é continuar com a conscientização das pessoas do quanto é necessária acessibilidade para as pessoas com deficiências.

– Muitas foram as mudanças arquitetônicas e físicas como calçadas, calçadas guias, rampas, enfim, melhoraram com essa conscientização a partir dessa caminhada. O objetivo é esse, ir caminhando para o ideal da acessibilidade, não só no que diz respeito a barreiras arquitetônicas, mas também o acesso da pessoa com deficiência no mercado do trabalho respeitando a lei nacional, o acesso à comunicação a pessoa surda, enfim, aos direitos que a pessoa com deficiência tem ­– comenta Katia.

A caminhada aconteceria no dia 20 de setembro, porém por conta da chuva precisou ser transferida. Além da caminhada haverá também apresentações de alunos no palco principal da praça, inclusive com alunos da Apae.

– As escolas públicas e municipais foram convidadas a participar da nossa caminhada e queremos estender o convite para que toda comunidade prestigie também. A gente precisa ter uma cidade mais acessível e acolhedora para todas as pessoas sejam elas deficientes, gestantes, idosos ou não – conclui.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais