Comunidade

Lance Notícias | 23/10/2020 14:46

23/10/2020 14:46

73335 visualizações

Comde realiza Live de entrevistas com os candidatos a prefeito de Xanxerê

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Xanxerê (Comde), estará promovendo de 25 a 30 de outubro, uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Xanxerê. Cada entrevista terá a participação de um candidato por vez, com tempo máximo de uma hora para a apresentação e acontecerá sempre as 19h30, […]

Comde realiza Live de entrevistas com os candidatos a prefeito de Xanxerê

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Xanxerê (Comde), estará promovendo de 25 a 30 de outubro, uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Xanxerê.

Cada entrevista terá a participação de um candidato por vez, com tempo máximo de uma hora para a apresentação e acontecerá sempre as 19h30, transmitidas pela página oficial do Comde no Facebook e pelo canal do Youtube.

– A realização das Lives se deve ao fato da dificuldade em reunir as pessoas com deficiência devido aos riscos sanitários ocasionados pela pandemia da Covid-19, uma vês que a maioria dos integrantes das entidades de e para pessoas com deficiência de Xanxerê, são integrantes do grupo de risco. Assim o Comde em deliberação junto aos seus conselheiros decidiu realizar as Lives, com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas as pessoas com deficiência – disse Paulo Ferronatto, presidente do Comde Xanxerê.

Para ele, as pessoas com algum tipo deficiência representam 24% da população brasileira, isso segundo o IBGE Censo de 2010.  Se esse percentual for aplicado à população de Xanxerê, seriam aproximadamente 12 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

– Esse número que pode parecer alto, mas se levarmos em consideração as pessoas com mobilidade reduzida, problemas auditivos e visuais, esse número espelha a realidade. Além disso, as pessoas que são atendidas pelas entidades devem chegar a 500 e com seus familiares podem chegar a mais de 2.000, número suficiente para eleger qualquer vereador ou decidir uma eleição. Infelizmente, as pessoas com deficiência, nos últimos anos, não estão sendo objetos de políticas públicas adequadas, seja por falta de conhecimento ou, até mesmo, má vontade por diversos integrantes da classe política. Muito se fala em ruas com buracos ou falta de asfalto, mas nada se fala em passeios públicos adequados às pessoas. É como se os veículos valessem mais que o ser humano. Isso é apenas um exemplo, mas tem tantas outras políticas públicas para a saúde, educação e trabalho que poderiam incluir as pessoas com deficiência na sociedade – comentou ainda Paulo.

O tema abordado nas Lives será: Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Xanxerê, e as entrevistas acontecerão de acordo com sorteio, que foi realizado no último dia 16 de outubro.

A programação das Lives com os candidatos será da seguinte forma:

1ª Live com o candidato a prefeito Wilson Martins – Dia 25/10/2020 – 19:30 h

2ª Live com o candidato a prefeito Ezequiel Mello – Dia 26/10/2020 – 19:30 h

3ª Live com o candidato a prefeito Leandro Vigo – Dia 27/10/2020 – 19:30 h

4ª Live com o candidato a prefeito Edson Marció – Dia 28/10/2020 – 19:30 h

5ª Live com o candidato a prefeito Oscar Martarello – Dia 29/10/2020 – 19:30 h

6ª e última Live com o candidato a prefeito Adriano De Martini – Dia 30/10/2020 – 19:30 h

Para assistir a participar acesse o Facebook ou o canal do Youtube COMDE Xanxerê.

 

https://www.facebook.com/comdexxe

 

Deixe seu comentário