Comerciante recebe nota falsa no centro de Xanxerê

18 de maio de 2016 15:44
Comunidade , Polícia Compartilhar no Whatsapp
Comerciante recebe nota falsa no centro de Xanxerê Nota falsa é encontrada no centro de Xanxerê (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (18) uma nota de R$50,00 falsa foi flagrada no comércio de Xanxerê. O empresário e funcionários do estabelecimento não perceberam que a nota era falsa quando receberam, somente mais tarde.

“Na hora nós não percebemos que a nota era falsa, é muito parecida com uma real. Só fomos perceber mais tarde quando pegamos a nota novamente, é muito parecida, só percebemos porque tem alguns detalhes no desenho do leão que não é perfeito e o papel também é um pouco diferente”, explica Jonatan Agnoletto.

Jonatan comenta ainda que esta não é a primeira vez que o estabelecimento é alvo de notas falsas.

 

Como identificar notas falsas

O mais comum mecanismo para identificar notas falsas é a marca d’água. Presente tanto nas cédulas da primeira, quanto da segunda família do Real, elas podem ser visualizadas quando o papel é colocado contra a luz. Em cada nota, é possível ver a imagem de figuras que representam a República, a Bandeira Nacional ou os animais relativos a cada valor, em tons variados, claros e escuros.

As imagens latentes ou escondidas também podem servir como marca para saber como identificar notas falsas. Nas notas da primeira família, as letras BC no canto inferior esquerdo, em uma faixa mais escura, podem ser percebidas se você colocar a nota na altura dos olhos. Na segunda família, é o número referente ao valor da cédula que está escondido nessa parte da nota.

O símbolo das Armas Nacionais também é uma marca escolhida pelo Banco Central. Quem entende como identificar notas falsas, sabe que, quando a cédula é colocada contra a luz, o símbolo impresso em um lado deve se encaixar perfeitamente com a imagem impressa no lado oposto. Na segunda família, a marca é a faixa holográfica, com o número referente ao valor da nota.

App ajuda a identificar notas falsas

O Banco Central, preocupado em facilitar os meios de verificação das cédulas e diminuir a quantidade de notas falsas circulando no país, criou também um aplicativo para esse fim.

O app se chama Dinheiro Brasileiro (disponível em Android e iOS), fornece informações sobre as cédulas do Real e ensina como identificar as notas falsas.

Isso diminui os riscos de que você aceite ou ponha em circulação uma cédula que não seja verdadeira.

O aplicativo não verifica sozinho a autenticidade, mas, se você posicionar a câmera do celular sobre uma nota, ele realiza a comparação entre a imagem que você capturou com outra pré-programada de uma cédula original. A partir desse resultado, indica os elementos que precisam ser analisados e como fazer isso.

Mas não basta entender como identificar notas falsas se você não souber agir ao receber uma. O Banco Central indica, em sua cartilha oficial online, que você deve desconfiar de notas que pareçam falsas ao realizar transações no dia a dia e que é seu direito recusá-las. Recomendar ao dono do exemplar que procure uma agência bancária ou o Banco Central também é importante.

 

Nota falsa flagrada em Xanxerê

Nota falsa flagrada em Xanxerê


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais