Comissão do Curso de Medicina de Xanxerê tem audiência com Ministro da Educação 

8 de novembro de 2017 14:41
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Comissão do Curso de Medicina de Xanxerê tem audiência com Ministro da Educação  Foto: Divulgação

Integrantes da comissão do projeto Saúde Superior – curso de Medicina em Xanxerê estiveram na tarde desta terça (7), em audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho. A pauta foi apresentar o projeto e conhecer a viabilidade da implantação do curso. Porém, até 2018 não há previsão de abertura de edital para chamamento para criação do curso na região Sul.

Os assessores do ministro conheceram o projeto, com números populacionais demonstrando a necessidade da criação e as justificativas. O ministro explicou que há um edital aberto para a região Norte, Nordeste e Centro Oeste, mas para o Sul e demais regiões do Brasil, não há previsão. “Sabemos da importância, mas recebemos a demanda e vamos ficar atentos para no próximo edital verificar a possibilidade de atender a região”, disse.

O encontro foi mediado pelo deputado federal, João Rodrigues, que apoia o projeto. Ele ressaltou a vontade da região em implantar o curso. “Temos uma região ampla, com condições e capacidades para uma estrutura a qual desejamos. Ter o curso naquela região proporcionará mais profissionais e evitamos que muitos estudantes deixem nossa região para estudar fora”, comentou.

Comissão mantém expectativa
Apesar da manifestação do ministro, o presidente da comissão, Realdo Tavares, destacou que o grupo manterá a expectativa. “Agradecemos pela oportunidade que tivemos com o ministro, mas este é um pleito de toda região que abrange mais de 220 mil moradores e vamos manter a expectativa”, salientou

O prefeito Avelino Menegolla também argumentou no encontro com o ministro, abordando a estrutura que o Hospital Regional São Paulo possui, além do anseio dos prefeitos da região Amai. Já o presidente da Câmara Municipal de Xanxerê, Adriano De Martini, solicitou ao ministro um olhar especial quanto a interiorização do ensino, fazendo com que Xanxerê possa futuramente ser contemplada. Participaram da audiência também o presidente da Acix, Irineu Altíssimo e Paulo Varela, representando o deputado Gelson Merisio.

Assessoria de Imprensa


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais