Saúde

Lance Notícias | 30/03/2020 15:38

30/03/2020 15:38

89104 visualizações

Como identificar os sinais de ansiedade e depressão neste período e pedir ajuda

O isolamento social pode ser algo difícil de lidar para algumas pessoas. Enquanto para outras é um fator normal no cotidiano, pois se predispõe a levar uma rotina sozinhas, para outras, acostumadas ao convívio e agitação, pode ser algo preocupante. Neste cenário de quarentena em que a população está inserida, e que tem se prorrogado […]

Como identificar os sinais de ansiedade e depressão neste período e pedir ajuda

O isolamento social pode ser algo difícil de lidar para algumas pessoas. Enquanto para outras é um fator normal no cotidiano, pois se predispõe a levar uma rotina sozinhas, para outras, acostumadas ao convívio e agitação, pode ser algo preocupante.

Neste cenário de quarentena em que a população está inserida, e que tem se prorrogado cada vez mais, saiba como identificar alguns sinais de ansiedade e também de depressão.

O Lance Notícias conversou com a psicóloga Rosilei Lemes Vera, que comentou os principais indícios para buscar ajuda.

– É muito importante falarmos sobre isso. Com a sequente prorrogação do período de isolamento, algumas pessoas acabam adoecendo mentalmente, principalmente as que já tem algum fator que desencadeia a depressão e a ansiedade. E no próprio fator de isolamento, é comum as pessoas ficarem deprimidas, inclusive uma preocupação referente à essa questão é o aumento no índice de suicídio – comenta.

Segundo ela, muito tem se falado das pessoas que fazem o trabalho informal, os autônomos, que trabalham diariamente para levar seu sustento para casa, e com o isolamento estão sem trabalhar, esse consequentemente, pode ser um fator predominante a levar esta pessoa ao sofrimento, depressão e crises de ansiedade.

– É claro que todas essas questões não são de agora, possivelmente são pessoas que já possuem algum problema pré-existente, e com mais uma situação traumática desencadeiam crises. É como se fosse a última gota de água para transbordar o copo – diz.

A indicação profissional, é que a pessoa que é ansiosa por si só, tente não estar focada somente nesse assunto, neste momento, para não agravar o quadro.

– Estar 24h ao dia acompanhando esse assunto, leva qualquer pessoa à um quadro de depressão. É importante que ao levantar pela manhã, tente manter sua rotina, apesar de não poder sair, mas prestar atenção aos afazeres em casa, organizar algo que não conseguia tempo para fazer, ou quem sabe uma mudança nos móveis, ler um livro, fazer coisas que a deixem motivada e que seja prazeroso – comenta.

Aproveitar o tempo em família também é algo que pode ser muito benéfico neste momento.

É possível também ter acesso ao atendimento de um psicólogo on-line. Se você precisa de ajuda, se seus pensamentos estão focados em algo ruim e não está conseguindo sozinho, procure um psicólogo de sua confiança, e converse, busque ajuda, não deixe o quadro se agravar.

 

Deixe seu comentário