Compulsão alimentar pode ser causada por falta de controle emocional

23 de novembro de 2018 13:50 | Saúde , Social , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Compulsão alimentar pode ser causada por falta de controle emocional Foto: The Fresh Planet

A compulsão alimentar é quando uma pessoa ingere muitos alimentos e de uma forma não saudável. A comida pode ser a forma como a pessoa encontra de ter prazer, se sentir bem, ou ao contrário, após comer se sente tão mal a ponto de induzir o vômito.

A psicóloga Rosilei Lemes Vera comenta que a compulsão alimentar é mais frequente em mulheres do que em homens, e o número de pessoas com compulsão alimentar é maior do que o número de pessoas que passam fome no Brasil.

– O problema da compulsão é que ela não se limita somente a vontade de comer, ela está ligada à uma causa psicológica, como ansiedade, estresse, depressão e transtornos psíquicos. Pode ser acompanhada de bulimia, anorexia nervosa e transtorno obsessivo compulsivo, além de vários fatores como genético, biológico ou distúrbio psicológicos – ressalta Rosilei.

A compulsão também está ligada a traços de personalidade da pessoa. Por exemplo, alguém que é muito ligada ao perfeccionismo e com a baixa autoestima, pessoas com traços de controle ou falta desse controle.

– Existe também os padrões estéticos de beleza, que a mídia padroniza, e a busca por esse corpo perfeito pode levar a pessoa a passar por essas situações – ressalta.
O ato de comer está ligado à forma de aliviar sentimentos negativos, como raiva, frustração ou compensação, o alívio emocional vem da saciedade com o alimento proporciona, mas depois que a pessoa consome todo o alimento, novamente ela se sente vazia, e o sentimento volta.

Para identificar esses problemas citados, é importante que haja um acompanhamento de vários profissionais, de um nutricionista e um psicólogo, pois além de ingerir os alimentos em excesso, existe a questão emocional que está abalada.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais