Comunicação é a principal dificuldade enfrentada por haitianos na procura por emprego

11 de julho de 2018 09:49
Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Comunicação é a principal dificuldade enfrentada por haitianos na procura por emprego Comunicação é a principal dificuldade enfrentada por haitianos na procura por emprego. (Foto: Divulgação)

A comunicação tem sido a principal dificuldade enfrentada por haitianos na hora de ingressar no mercado de trabalho, segundo a assistência social do município. Atualmente, de acordo com um levantamento da Associação dos Haitianos de Xanxerê – AHXA, residem em Xanxerê mais de 200 haitianos.

Segundo Luciana Contini, diretora de assistência social, deste número, apenas 50% conseguiu ingressar no mercado de trabalho. “Eles ficam mais concentrados no Bairro Nossa Senhora Lurdes, São Pedro e São Romero. Eles vieram para cá por trabalho e essa é a grande procura deles. Quando recebemos eles na assistência social a orientação que eles solicitam é de como se inserir no mercado de trabalho. Acredito que hoje 50% não conseguiu encontrar emprego”, explica.

Quando os imigrantes chegam em Xanxerê, a assistência social do município realiza o cadastramento desses moradores, para conhecer suas necessidades e também prestar apoio. Em busca de auxiliar no quesito de comunicação, o município tem buscando tratativas para ajudar os haitianos.

“A comunicação continua sendo um dos principais fatores que dificultam a ingressão deles. A comunicação está preocupando a gente, tanto que estamos buscando ver de que forma vamos solucionar isso e buscar atender as demandas deles”, comenta Luciana.

O grupo que reside no município recebe apoio da Associação dos Haitianos de Xanxerê – AHXA, a mesma tem por objetivo auxiliar os haitianos nas suas necessidades, como moradia e emprego.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais