Concessionária responde requerimento da Câmara sobre quedas de energia em Xanxerê

3 de maio de 2017 09:47
Comunidade , Economia , Lance Notícias , Tecnologia , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Concessionária responde requerimento da Câmara sobre quedas de energia em Xanxerê (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

Ainda no dia 5 de abril, os vereadores Adriano De Martini, Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel, Lenoir Tiecher, Luiz Augusto Ceni e Ricardo Lira da Costa, apresentaram o requerimento Nº 38/2017 para que a Empresa Iguaçu Energia envie, em pelo menos cinco diferentes pontos da cidade, em horários alternados do dia, indicando as oscilações de tensão elétrica nas redes de energia de Xanxerê. Os vereadores pediram ainda, o motivo das oscilações. Nesta quarta-feira (3), tem sessão ordinária na Câmara e a Iguaçu respondeu o requerimento repassando os dados solicitados.

 

A Iguaçu Energias respondeu que:

Quanto às oscilações que estão fora da faixa estabelecida pelas resoluções da ANEEL, são compensadas financeiramente até que ocorra a correção do problema e os parâmetros normais sejam estabelecidos. Quanto à iluminação pública, seria necessária aferição “in loco” para verificar as razões das queimas de lâmpadas. Quanto às quedas de energia, para que não ocorram prejuízos, é necessária a identificação dos consumidores atingidos. Quanto ao ressarcimento de danos elétricos aos consumidores atendidos em baixa tensão, o procedimento a ser realizado está disposto nos artigos 203 a 211 da Resolução Normativa da ANEEL nº 414/2010, como também nos procedimentos de distribuição do PRODIST Módulo 9, estabelecido pela ANEEL.

 

Os vereadores fizeram os seguintes questionamentos:

– Se as oscilações estão dentro dos parâmetros normais e quais são os parâmetros considerados normais?

– Se não estão, qual o motivo?

– Se as oscilações guardam algum nível de relação com o fato de várias lâmpadas da iluminação pública estarem queimando, em um curto período de tempo, em Xanxerê?

– Qual o motivo das frequentes quedas de energia elétrica?

– Quais possíveis danos ao consumidor podem ser ocasionados pelas quedas da energia elétrica e pelas oscilações de tensão?

– Qual o procedimento administrativo para que o consumidor requeira o reembolso em caso de dano?

Lembrando que consumidores que tiverem prejuízo com as quedas de energia são amparados pela lei e deverão ser ressarcidos.

Leia também:

– Consumidores que tiveram aparelhos queimados devido raios ou quedas de energia devem ter seus prejuízos ressarcidos

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais