Condições climáticas favorecem a alta no valor de frutas, verduras e legumes

13 de julho de 2017 09:53
Agricultura , Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Condições climáticas favorecem a alta no valor de frutas, verduras e legumes Foto: Divulgação

Diversos fatores podem causar o aumento no preço dos alimentos que consumimos diariamente, um desses é o clima. Em períodos de chuvas e geadas, principalmente o campo de hortifrúti, fica desequilibrado, os preços aumentam e a variedade de produtos diminuí.

Em função do inverno, a região Oeste de Santa Catarina, acaba deixando de produzir frutas e legumes, fazendo com que esses produtos precisem vir de outras regiões, aumentando o preço.

Edson Marció, presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Xanxerê, destaca que a subida no preço, se deve, muitas vezes a isso, “a nossa região para de produzir determinados alimentos no inverno, com isso, esses produtos tem que vir de fora, o preço vai ser mais elevado, pois esse produto tem que chegar até aqui e isso tem um custo”, explica Edson.

Outros produtos que devem ter o preço elevado, fazendo com que o consumidor já sinta a diferença, são os derivados de trigo.

“Por se encontrar em período de entressafra, a população já começa a sentir uma influência, tendo em vista que o fim do período de colheita é somente fim de setembro, início de outubro. Porém se ocorrer tudo bem na safra, ela influência em não deixar o preço subir, mas até então, já começou a pressão para aumentar o preço”, salienta o presidente.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais