Confira dicas para evitar a influenza A (H1N1)

1 de maio de 2016 16:25
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Confira dicas para evitar a influenza A (H1N1)

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Saiba como se prevenir da gripe adotando medidas simples:

– Higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou com álcool a 70%, abrangendo toda superfície de maneira efetiva, especialmente depois de tossir ou espirrar.

– Ao tossi ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, ou utilizar o antebraço para proteger a boca;

– Manter a distância de 1 metro ao falar com pessoas com sintomas respiratórios. Pois a transmissão da gripe ocorre através de gotículas, e estas não permanecem suspensas no ar, protegendo-o;

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

– Pessoas com sintomas respiratórios (febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga) devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.

– No domicilio manter portas e janelas abertas para circulação de ar;

– Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

– Procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados.

– Ao receber tratamento medicamentoso, seguir o esquema terapêutico de acordo com orientação médica;

ATENÇÃO: Se você estiver com febre acima de 38 graus e apresentar dificuldade respiratória, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima o mais precoce possível.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais