Confira os mitos e verdades das doenças transmissíveis e não transmissíveis

3 de janeiro de 2019 11:39
Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Confira os mitos e verdades das doenças transmissíveis e não transmissíveis Foto: Divulgação

Com o passar dos anos, o número de doenças tem aumentado consideravelmente, com elas também surgem os tratamentos e soluções. A popularização das redes sociais na internet, acarretou na propagação de informações duvidosas sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis, as notícias são compartilhadas e tidas como verdades por muitas pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira Francis Mara Zago Pegoraro, cada doença possui suas particularidades e formas diferentes de transmissão.

– As principais doenças transmissíveis são hanseníase, meningite, tuberculose, coqueluche, influenza, varicela, dengue, febre chikungunya, Aids e sífilis – explica Francis.

Cada uma das doenças citadas possui uma particularidade específica de transmissão, por exemplo a coqueluche é por gotículas de saliva, a Aids pode ser contraída através de uma relação sexual ou transfusão de sangue. Por isso é de extrema importância a consulta com um médico, que deve orientar sobre como proceder para evitar o contágio caso a pessoa ou alguém próximo possua uma dessas doenças.

Já as principais doenças não transmissíveis são a hipertensão, diabete, câncer, doenças respiratórias como a asma e doenças renais.

– Um dos maiores problemas hoje é a pessoa ler algo na internet e achar que é real. Cada doença possui uma medicação, somente após um diagnóstico médico pode ser constatado a gravidade e forma de tratamento de cada doença – frisa.

Francis Mara ressalta que qualquer sintoma diferente deve-se consultar um médico para constatar a doença e os cuidados.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais