Confira quais documentos levar no dia da votação

20 de setembro de 2018 15:50
Comunidade , Eleições 2018 , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Confira quais documentos levar no dia da votação

A identificação do eleitor nas Eleições 2018 em Santa Catarina será, em maior parte, através das digitais. No estado, são 3.216.364 eleitores cadastrados biometricamente, o que representa 63,44% do eleitorado catarinense.

O eleitor que fez o cadastramento biométrico tem como opção baixar o aplicativo e-Título e não precisa levar documento oficial de identificação no dia da votação. Isso porque o documento digital já traz a imagem do eleitor para identificá-lo.

Os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico também podem utilizar o e-Título, mas neste caso precisam levar um documento de identificação com foto no dia da votação.  São válidos como documentos que comprovem a identidade do eleitor, por exemplo: a carteira de identidade; passaporte; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação e certificado de reservista.

Se o eleitor fez o cadastramento biométrico e não quer levar o título impresso ou baixar o e-Título, basta apresentar um documento de identificação com foto.

Como baixar o e-Título

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais