Conheça pequenos cuidados que precisam ser tomados para evitar incêndios

10 de julho de 2018 09:16
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conheça pequenos cuidados que precisam ser tomados para evitar incêndios Imagem Ilustrativa (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Um incêndio em residência registrado no final da tarde da segunda-feira (09) acabou tirando a vida de uma mulher. Segundo informações, a mulher estaria dormindo e quando percebeu o fogo não conseguiu mais sair da residência, assim como os vizinhos quando perceberam as chamas elas já tomavam conta da residência e não foi possível fazer mais nada.

Ainda não foi feita a perícia no local para identificar qual foi a fonte inicial de calor que causou o incêndios, mas há indícios de que o fogo pode ter sido causado por uma vela.

Esse caso serve como mais um alerta para as pessoas redobrarem os cuidados para evitar incêndios e acidentes domésticos em casa, principalmente durante os dias mais frios, quando as pessoas buscam meios de se aquecer.

Na última semana o Corpo de Bombeiros realizou a operação Alerta Vermelho, que orientou a população justamente quanto aos cuidados para evitar incêndios durante o inverno. Conforme o subcomandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê, Major André Grigulo, foi abordado também os cuidados que devem ser tomados com velas em casa.

“Durante o Alerta Vermelho orientamos justamente sobre os cuidados que as pessoas precisam ter para evitar incêndios e acidentes domésticos, inclusive foi abordada a questão do uso de velas, que as vezes as pessoas deixam a vela acessa até o final e as vezes vão até dormir com a vela acessa e é normal que essa vela pode cair ou aquecer devagar um tecido próximo. Parece pouco calor, mas ele pode gerar o início de um incêndio e depois que o incêndio inicia, dependendo do combustível que estiver próximo, desde um tecido, uma cortina, coisas que queimam fácil, ela começa a gerar essa primeira fonte de calor”, explica.

Conforme o corpo de Bombeiros, há mais registros de incêndios durante o inverno principalmente por conta do uso do fogão a lenha e aquecedores. Diante disso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar situações como essa.

Quanto ao fogão a lenha, por exemplo, em casas de madeira é recomendado instalar uma chapa metálica embaixo da porta dele, para que caso caia uma brasa no chão, não cause um princípio de incêndio. Além disso, nunca deixar lenhas ou qualquer outro objeto dentro do forno do fogão.

Na questão das velas, é sempre importante que elas fiquem acesas apenas quando há alguém as monitorando ou que possa tomar alguma atitude caso essa vela inicie um incêndio.

“Sem o cuidado de uma pessoa, esse fogo da vela começa devagar, mas vai crescendo aos poucos e geralmente quando os vizinhos percebem, por exemplo, o fogo já está em uma fase de crescimento, que é uma fase onde você não consegue mais combater ele sem os equipamentos corretos que o Corpo de Bombeiros tem, pois o calor já está grande, a fumaça está grande, então é preciso ter os equipamentos necessários”, comenta Grigulo.

Além disso, em casos de incêndio, a maior causa de mortes nessas situações é a fumaça tóxica. “A maior causa de mortes em incêndios é a fumaça tóxica, ela mata antes que o calor, as vezes a pessoa está dormindo, como foi o caso de ontem, e está se intoxicando com a fumaça e ela atinge o sistema nervoso central e a pessoa se intoxica muito rápido”.

Além disso, é preciso também ter cuidado com aquecedores elétricos e não buscar meios alternativos para se aquecer, pois podem ser perigosos. E, ao sair de casa, não deixar nenhum tipo de fonte de calor aceso e desligar todos os equipamentos elétricos desnecessários.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais