Conseg de Xanxerê está com baixa adesão da comunidade

12 de junho de 2019 16:03 | Visualizações: 1983
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Conseg de Xanxerê está com baixa adesão da comunidade Foto: Lucas Lemos

Atuando com poucos membros, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Xanxerê vem tentando trabalhar nas comunidades para discutir ações no coletivo para uma sociedade mais segura, estreitando os laços entre várias lideranças locais. Porém a participação da comunidade não está ocorrendo e a diretoria tem trabalhado em uma abordagem diferente.

O Conseg em Xanxerê já ficou inativo no ano passado, sendo retomado as atividades no ano passado. Conforme o atual presidente do grupo, Fabrissio Rauber Mesnerovicz, quando ocorriam as reuniões não havia a participação da comunidade. Ele comenta ainda que os encontros até ocorriam na Câmara de Vereadores para tentar atrair público por ser mais próximo do centro, mas não teve uma participação da forma como gostariam.

– Estamos numa situação bem complicada, marcávamos as reuniões e não tinha a participação da população. Por conta disso estamos fazendo encontros diferentes, indo nas comunidades conversando com os moradores, com os grupos da terceira idade, com APPs, enfim, estamos buscando outras formas para engajar a comunidade e que venha participar desses debates que é de suma importância para o bem de todos. Discutir segurança pública e tentarmos levar os problemas até as autoridades pode resolver grande parte das demandas existentes nos bairros – explica o presidente.

O Conseg nada mais é que um grupo de pessoas que se reúnem para discutir e planejar soluções de problemas em geral voltados a segurança. Nos municípios da região, a exemplo de Faxinal dos Guedes, o grupo conta com 20 membros e realizam ações permanentemente ao longo do ano.

– Gostaríamos muito que a comunidade xanxerense participasse, que fosse nas reuniões e pensassem também no coletivo, pois discutimos demandas que é para o bem de todos, e não apenas de um único bairro. E, quero deixar o convite para que as pessoas nos procurem e que conheçam o trabalho do Conseg na cidade – finaliza Fabrissio.

Os interessados em participar das reuniões e colocar as problemáticas existentes na sua comunidade e buscar uma solução para isso pode entrar em contato através do e-mail: consegxanxeresecretaria@gmail.com.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais