Conselho de Alimentação Escola fiscaliza qualidade da merenda escolar em Xanxerê

16 de agosto de 2018 18:43
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conselho de Alimentação Escola fiscaliza qualidade da merenda escolar em Xanxerê Foto: internet

Xanxerê conta hoje com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O Conselho tem por objetivo acompanhar a qualidade da merenda escolar oferecida nos Cemeis e escolas municipais.

O CAE possui um cronograma anual e desenvolve quatro ciclos de visitas às escolas. As visitas são surpresa e in loco, os membros do conselho conferem a qualidade da alimentação.

“O nosso conselho existe desde os anos 2000 e começou a ser mais enfatizado nos últimos anos. Nós trabalhamos com questionários, em visitas nas escolas para analisar qualidade da merenda, quantidade, sabores, equipamentos, higienização e organização do espaço e além disso, é um fiscalizador do recurso. Temos uma lei municipal que nos ampara e a fiscalização acontece durante todo o ano”, comenta o presidente Lauri Francio.

Lucivânia Rosa Daleaste, que também faz parte do Conselho, comenta que a instituição possui contato direto com a secretaria de Educação. “Nós temos uma programação anual. O Lauri, nosso presidente, sempre faz contato direto com a secretaria de Educação, se há algum apontamento que é feito, é repassado em mãos à ela. Fazemos os quatro ciclos, mas também, conforme denúncia ou necessidade o CAE faz visitas em algumas unidades”, detalha.

Lauri frisa que hoje, a merenda escolar oferecida nas escolas do município são de ótima qualidade.

“A nossa merenda escolar hoje é muito boa. Há dois segmentos: Cemeis e escolas. As pesquisas nas escolas mostram que as crianças gostam muito. A nutricionista do município define o cardápio”.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais