Conselho Municipal de Assistência Social organiza capacitação e audiência pública

22 de agosto de 2018 10:47
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

O Conselho Municipal de Assistência Social (Cemas) irá promover uma capacitação destinada para as entidades sócio assistenciais do municípios e também para conselheiros da Assistência Social.

Conforme o que estava agendado, a capacitação aconteceria nesta semana, mas, por um imprevisto com a professora que irá coordenar os trabalhos, essa formação acontecerá no mês de setembro.

“Como foi eleita uma nova gestão, com novos conselheiros, optamos ainda na gestão anterior que quando assumissem os novos, eles passariam por uma capacitação. Da mesma forma, estamos convidando as entidades sócio assistenciais que são inscritas no Cemas para fazer parte da capacitação”, explica Samantha Roloff, assistente social do município.

A capacitação terá duração de 12 horas, onde serão abordados diversos assuntos pertinentes ao Cemas.

“Vamos trabalhar sobre o que é assistência social, os serviços, programas, projetos, benefícios. Vamos falar também mais especificamente no que é entidade, sobre o marco regulatório das entidades sócio assistenciais, porque se existe no imaginário de que todo mundo que cria uma entidade tem possibilidade de ganhar recursos do município ou da União e o marco regulatório explica sobre o que pode e quando pode, vamos falar sobre isso, basicamente”.

Além disso, após a capacitação está marcada uma audiência pública, para que as entidades sócio assistenciais possam mostrar os seus serviços e também promover uma troca de experiências entre elas.

“Anualmente o Conselho de Assistência precisa promover para a comunidade essa audiência pública, em que as entidades que são cadastradas vão mostrar quais são os seus serviços. Além disso, tem a troca de ideias e experiências entre os membros das entidades com o objetivo de fortalecer e qualificar o serviço. Temos 13 entidades sócio assistenciais, não conseguimos fazer em um dia só, por isso vamos dividir em duas partes”, explica Samantha.

A primeira parte da audiência deve acontecer logo após a capacitação. Já a data para a segunda parte ainda será definida, por conta do adiamento da capacitação.

Podem participar da capacitação todos os conselheiros e dois membros de cada entidade. Já quanto a audiência pública, toda a comunidade está convidada a participar.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais