Conselho Tutelar de Xanxerê atende em média cinco casos de abuso sexual por mês

18 de maio de 2017 15:13
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conselho Tutelar de Xanxerê atende em média cinco casos de abuso sexual por mês Foto: Divulgação

Dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data remete ao dia 18 de maio de 1973, quando a Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória (ES). Os agressores nunca foram punidos.

No Brasil, em 2016 cerca de 17,5 mil casos de abuso em crianças e adolescentes foram denunciados. No mesmo período, em Xanxerê, o Conselho Tutelar, atendeu cerca de 70 casos.

O número é considerado alto no município, sendo que neste ano, até o momento, o Conselho atendeu cerca de cinco casos por mês em Xanxerê. “Essa média de casos que atendemos é considerado alta, pois ainda temos os casos que não são denunciados, muitas vezes por vergonha e até mesmo por medo”, comenta Ivair Alvez dos Santos, presidente do Conselho Tutelar de Xanxerê.

Ainda segundo o Conselho Tutelar, a maioria dos casos de abuso sexual ocorrem pelos próprios membros da família.

Como denunciar

Para denunciar casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, as ligações podem ocorrer de forma gratuita pelo disque 100. As ligações são anônimas e os atendimentos ocorrem 24h, inclusive nos domingos e feriados.

Lei

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais