Conselho Tutelar de Xanxerê realiza em média 500 atendimentos por mês

27 de novembro de 2017 11:47
Comunidade , Polícia , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conselho Tutelar de Xanxerê realiza em média 500 atendimentos por mês Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Os números referentes aos atendimentos realizados pelo Conselho Tutelar em Xanxerê, são considerados alarmantes. A média é de 500 atendimentos por mês. As denúncias são feitas por telefone, e-mail ou diretamente no Conselho, localizado na Rua Ouro Preto.

A presidente interina, Marlete Alves, comenta que os trabalhos são diários. “Em média nós temos mais de 500 atendimentos, somente aqui na sede, fora as denúncias feitas no e-mail. Todas as denúncias são verificadas”, diz.

 

Maioria das denúncias provem de conflito familiar

Marlete destaca que há muitas denúncias inverídicas, apenas com o objetivo de prejudicar ex-marido ou esposa.

“As denúncias que vem de órgão, como escolas, Cras, Creas, geralmente são verídicas, mas o que vem de casal na maioria não é verdade. Isso acontece muito com casais que estão passando pelo conflito da separação. Isso é o que mais atendemos, é conflito, briga por guarda, a falta de entendimento entre as pessoas, então eles denunciam só com o objetivo de prejudicar o outro”, esclarece.

Para quem faz denúncias inverídicas há penas. “É Falso Testemunho, dependendo do entendimento do Juiz, depois de tudo comprovado quem faz a denúncia com falso testemunho vai responder por isso”, explica.

 

Apoios às escolas

O Conselho também faz um acompanhamento com crianças e adolescentes que se evadem da escola, ou possuem muitas repetências.

“Em média são 300 crianças e adolescentes. Nosso objetivo é fazer esses adolescentes e crianças voltar para a escola. A maioria são adolescentes, eles não entendem, não querem ir para escola porque dizem que são obrigados. Crianças é mais difícil, mas tem casos, pais pensam que crianças não precisam ir na escola, mas partir dos 4 anos é obrigatório a criança ir para escola”, explica.

 

Aumento de casos comparado com 2016

Além de aumentar os casos no geral, as denúncias de abuso sexual também preocupam.

“Uma média de 30% a mais de atendimentos temos neste ano, comparado com 2016. Nós temos trabalho junto com a delegacia, com o Ministério, com as escolas, a gente faz visita, responde e-mails, temos bastante trabalho. Nós temos um número preocupante em relação a suspeitas de abuso sexual, até a metade do ano tínhamos 50 denúncias e até agora, novembro, 70, então não sabemos se as denúncias pararam ou se realmente está diminuindo a incidência, mesmo assim o número é alto para nossa cidade”, salienta Marlete.

O Conselho Tutelar de Xanxerê fica localizado na Rua Ouro Preto, 323 – João Batista Tonial, o telefone para contato é (49) 3433-2583. O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional. Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais