Conta de luz terá bandeira tarifária amarela em novembro

7 de novembro de 2018 16:03 | Clima , Verão , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conta de luz terá bandeira tarifária amarela em novembro Foto: Lance Notícias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz para este mês de novembro será amarela. Sendo assim haverá uma redução no valor pago pelos consumidores, comparado aos cinco meses anteriores, onde a bandeira cobrada foi a vermelha.

O diretor da Iguaçu Energia de Xanxerê, Antônio Claudio Baldissera explica que a bandeira amarela tem o custo de R$ 1,00 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. “Essa redução na cobrança aconteceu por causa do aumento no volume das chuvas na região Centro- Oeste, que aumentaram as barragens e os reservatórios de abastecimento das hidrelétricas. Estávamos na bandeira vermelha em função de os reservatórios estarem muito secos, agora com o acúmulo de água passamos para a bandeira amarela”.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar um e dois), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica, com informações da Aneel.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais