Para quem ainda deseja pagar em cota única o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018, este é o último mês. E, quem não regularizar sua situação ainda neste ano, sofrerá consequências a próxima cobrança, pois a dívida ficará acumulada e terá acréscimo de juros.
De acordo com a controladora interna da Prefeitura, Andreza Gallas, neste ano o índice de inadimplência do contribuinte xanxerense está alto e já soma cerca de 20%. Para quem não acertar suas contas, ficará negativado e impossibilitado de realizar diversas atividades, como empréstimos, por exemplo.
O secretário de Administração e Finanças, Jader Danielli, acredita que o alto índice de inadimplência se deve a crise financeira instaurada em todos os setores da economia.
– Viemos de um período de recessão que é visível e todos nós sabemos, de limitação financeira da população. Na minha concepção, quem não precisa de uma negativa, deixa de pagar o IPTU, pois por ora não tem nenhuma consequência e tem a prestação de serviço da mesma forma. Vai ficar inadimplente, vai chegar uma hora que a pessoa vai precisar pagar, mas as vezes deixa o IPTU para depois – comenta.
O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode solicitar uma revisão nos cálculos por meio de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF.
Clique AQUI para impressão do boleto.
Por: Alessandra Oliveira