Coordenador Regional da Defesa Civil participará de seminário sobre tornados em Cuba

3 de novembro de 2017 10:35
Comunidade , Lance Notícias , Tornado , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Coordenador Regional da Defesa Civil participará de seminário sobre tornados em Cuba Os xanxerenses irão falar sobre a recuperação de Xanxerê (Foto: Sirli Freitas /Agência RBS)

Luciano Peri, coordenador Regional da Defesa Civil, recebeu um convite para realizar uma palestra em um seminário que irá discutir sobre tornado. O evento ocorre no fim deste mês, em Cuba.

De acordo com o Coordenador, a palestra a ser realizada terá duração de 30 minutos, e o principal assunto a ser abordado, será a apresentação do sinistro que atingiu o município de Xanxerê, em abril de 2015.

“Nós recebemos o convite para participar do seminário sobre estudos de desastres. Quem está fazendo esse colóquio é a universidade do México, como sou formado em geografia e em razão do tornado que aconteceu em Xanxerê, nós acabamos recebendo o convite para participar e contar um pouco da nossa experiência sobre o que foi o evento em Xanxerê”.

Outro método a ser apresentado, são as ações desenvolvidas pela Defesa Civil. “Serão 30 minutos, com 10 minutos para debate e dentro desse contexto, estarei apresentando o que o foi o desastre que atingiu Xanxerê, pois foi um dos maiores do Brasil, então descrever o evento, os danos, e descrever as ações que foram realizadas pela Defesa Civil e entidades”.

Ainda de acordo com Luciano, a participação no evento, será uma troca de experiências. “Participar desse evento é uma resposta a nível de Brasil, vista como excelente pelo curto espaço de tempo que o município levou para se reconstruir.  Para se ter uma ideia, em três dias tínhamos as telhas para serem entregues. A nossa prioridade foi as pessoas, depois a reconstrução das casas. Esse evento é uma importante troca de experiências”, conclui.

O seminário vai ocorrer nos dias 30 de novembro e 1º dezembro.  O ex-prefeito Miri, também foi convidado para participar.

Relembre: Ex-prefeito Miri é convidado para participar de seminário sobre tornados em Cuba

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais