Comunidade

Lance Notícias | 03/06/2020 18:18

03/06/2020 18:18

88563 visualizações

Coronavírus e a despedida: protocolos impedem velórios nos moldes tradicionais e o último adeus

Desde que a quarentena iniciou devido a pandemia do novo coronavírus, os velórios precisaram ser alterados em todo o mundo, por questão de saúde pública. Em Xanxerê, não é diferente. Independente da religião, é uma tradição se dedicar do ente querido antes de realizar o enterro, com homenagens, orações e louvores. No entanto, isso precisou […]

Coronavírus e a despedida: protocolos impedem velórios nos moldes tradicionais e o último adeus Foto: divulgação

Desde que a quarentena iniciou devido a pandemia do novo coronavírus, os velórios precisaram ser alterados em todo o mundo, por questão de saúde pública.

Em Xanxerê, não é diferente. Independente da religião, é uma tradição se dedicar do ente querido antes de realizar o enterro, com homenagens, orações e louvores. No entanto, isso precisou ser alterado.

– Os velórios devem ser, preferencialmente, nas capelas mortuárias da funerárias, evitando velórios na comunidade entre outros locais. Devem ocorrer com o menor número de pessoas possíveis, preferencialmente apenas familiares mais próximos para diminuir a probabilidade de contágio, e devem ser realizados somente no dia do sepultamento – comenta Shirlei Giroletta, tanatopraxista e socia-proprietária da Funerária Giroletta.

Em casos confirmados de coronavírus o procedimento é ainda mais rígido, como explica a Shirlei:

– Quando o hospital liga para nós, em um caso confirmado de coronavirus, já saímos da funerária todo paramentado com macacão, duas luvas, máscara e chegando lá o hospital tem um saco de remoção que é higienizado, nós da funerária cedemos outro saco de remoção. Os agentes colocam dentro do caixao, lacram a urna, colocam dentro do carro e vamos diretamente para o cemitério. Os familiares não tem contato nenhum com a pessoa, é desumano, eles não podem ver, nem chegar perto – complementa.

Até o momento, a funerária citada fez o velório de quatro casos suspeitos e nenhum confirmado.

Deixe seu comentário