Animais

Lance Notícias | 13/08/2020 10:58

13/08/2020 10:58

136286 visualizações

Coronavírus teria sido encontrado em frigorífico de Xaxim, diz governo chinês

A cidade de Shenzen, na China, enviou um comunicado dizendo que teria encontrado uma amostra de coronavírus na superfície de asas de frango. A carne seria de Santa Catarina, de acordo com a agência de notícias, Bloomberg. A responsável seria a Aurora Alimentos de Xaxim. O texto da prefeitura de Shenzen diz que a coleta […]

Coronavírus teria sido encontrado em frigorífico de Xaxim, diz governo chinês Foto: Divulgação

A cidade de Shenzen, na China, enviou um comunicado dizendo que teria encontrado uma amostra de coronavírus na superfície de asas de frango. A carne seria de Santa Catarina, de acordo com a agência de notícias, Bloomberg. A responsável seria a Aurora Alimentos de Xaxim.

O texto da prefeitura de Shenzen diz que a coleta teria sido feita na terça-feira (11), durante uma inspeção em alimentos importados da cadeia de frios. Na quarta-feira (12), diante da confirmação da presença do vírus, “todos os produtos de estoque relevantes na cidade foram lacrados e realizados”.

Diante do teste positivo na carne, as autoridades chinesas recomendaram cuidado aos moradores locais na compra de alimentos congelados importados. Segundo a Bloomberg, a amostra parece ter sido retirada da superfície do próprio frango. Em outros casos registrados anteriormente, o teste positivo havia sido a partir das embalagens de frutos do mar congelados importantes.

As pessoas que possivelmente entraram em contato com o produto e testes de produtos relacionados deram negativo, de acordo com o comunicado chinês. Mesmo assim, o texto recomendou cuidado aos moradores.

A equipe do Lance Notícias procurou a assessoria de imprensa do frigorífico que disse que estaria analisando a situação. Já a Associação Brasileira de Proteína Animal enviou uma nota na manhã desta quinta-feira (13).

 

NOTA OFICIAL

 A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que o setor produtivo está analisando as informações de possível detecção de TRAÇOS DE VÍRUS em EMBALAGEM de produto de origem brasileira, feita por autoridades municipais de Shenzen, na China.

 Ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil está em contato para esclarecimentos com o GACC (autoridade sanitária oficial da China), que fará a análise final da situação.

 A ABPA reitera que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 Ao mesmo tempo, o setor exportador brasileiro reafirma que todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global.

 

Às 16h05min da quinta-feira (13), a empresa Aurora emitiu uma nota, confira abaixo:

Informações da  NSC Total

Deixe seu comentário