Corpo de Bombeiros dá dicas de como evitar incêndios causados por curto-circuitos

17 de julho de 2018 19:19
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Corpo de Bombeiros dá dicas de como evitar incêndios causados por curto-circuitos Imagem Ilustrativa (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Na tarde da segunda-feira (16) o Corpo de Bombeiros foi acionado duas vezes para combater a princípios de incêndio em residências. Um deles aconteceu a partir de um curto-circuito em uma máquina de lavar que foi deixada ligada enquanto os moradores não estavam.

Conforme o comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, tenente coronel Walter Parizotto, o problema maior ainda não é o fato das pessoas deixarem o eletrodoméstico ligado, mas a instalação elétrica da casa.

“O que acontece muitas vezes, principalmente em casas mais antigas, é que quando ela foi construída a parte elétrica foi dimensionada para suportar uma carga e acabam comprando outros aparelhos elétricos e ligam todos na mesma rede elétrica que acaba sendo sobrecarregada, o que pode causar os curtos circuitos”, comenta.

Segundo Parizotto, curto-circuitos causados por uma rede ou instalação elétrica são uma das principais causas de incêndio em residências. Além disso, o risco aumenta no inverno, principalmente porque as pessoas passam mais tempo em casa e com equipamentos como aquecedores ligados, o que pode sobrecarregar a rede elétrica.

Para evitar esse tipo de acidente o recomendado é que seja feita uma manutenção periódica nas instalações elétricas e evitar ao máximo deixar equipamentos elétricos e eletrodomésticos ligados quando não houver ninguém em casa.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais