Corpo de Bombeiros institui grupo de estudos para criação de normativa sobre barragens

16 de julho de 2018 09:32
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Corpo de Bombeiros institui grupo de estudos para criação de normativa sobre barragens (Foto: Divulgação)

Na última semana oficias da corporação do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê realizaram no quartel uma reunião técnica sobre barragens. A reunião faz parte de um grupo de estudos para a criação de uma nova normativa estadual sobre a construção e manutenção de barragens.

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, tenente coronel Walter Parizotto, a decisão de se criar esse grupo de estudos aconteceu após o rompimento de uma barragem na cidade de Ponte Serrada e atingiu a cidade de Arvoredo.

“A partir do rompimento da barragem que atingiu o município de Arvoredo a corporação olhou para si mesma e percebeu que nós não entendemos nada de barragens e barragens se rompem e quando acontece esse rompimento a gente precisa tomar decisões em cima de informações que a gente não tem”, comenta.

O incidente aconteceu ainda em junho de 2014, mas apenas neste ano foi montado o grupo de estudos. Coordenado pelo Tenente Coronel Adriano, comandante da corporação de Canoinhas, o grupo formado por cinco oficiais do CBMSC busca criar uma nova normativa que será válida para todo o Estado.

“Hoje, o que nós cobramos das barragens é apenas o sistema preventivo e está sendo construída uma nova normativa estadual da qual eu e outros dois tenentes daqui fazem parte e é coordenada pelo Tenente Coronel Adriano, em que nós vamos buscar nas barragens outras informações importantes para gerenciar melhor ocorrências como aquela de Arvoredo”, destaca.

A expectativa é que até o fim desse ano a nova normativa esteja estruturada e passe a valer já em 2019, para que em situação de rompimento de barragens os oficiais do Corpo de Bombeiros saibam exatamente como agir.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais