Corpo de Bombeiros recebe equipamentos e estuda a instalação de um laboratório de solos

12 de fevereiro de 2019 10:18 | Bombeiros , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Corpo de Bombeiros recebe equipamentos e estuda a instalação de um laboratório de solos (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual da Infraestrutura (Deinfra) desativou o seu laboratório de solos que funcionava no estado. Com isso, o 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê foi beneficiado com diversos equipamentos.

Diante disso, a intenção da corporação é montar, no Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU), um laboratório de solos, a exemplo do laboratório de incêndios florestais que já funciona no local.

– Queremos montar esse laboratório para uma melhor preparação dos profissionais que irão atuar em deslizamentos e desastres semelhantes ao acontecido em Brumadinho (MG). Já oferecemos o curso, mas temos uma deficiência com essas aulas, acabamos passando vídeos, mas não é a mesma coisa do aluno estar em contato com o solo para entender. Uma semana, uma das principais coisas que esperamos é que eles entendam sobre o solo, como ele se comporta em diversas situações e vamos fazer isso com esse laboratório – destaca o comandante do 14º BBM, tenente coronel Walter Parizotto.

Segundo Parizotto, os equipamentos devem chegar ainda nesta terça-feira (12) em Xanxerê e, assim que o laboratório for uma realidade, oferecer cursos de formação a bombeiros de todo o país.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais