Coronavírus

Lance Notícias | 03/10/2021 14:30

03/10/2021 14:30

98262 visualizações

Covid-19: Xanxerê permanece em região de Alto Risco

Pela segunda semana consecutiva, a Matriz de Risco Potencial, que foi divulgada neste sábado (02), pelo Governo do Estado, segue apresentando melhora, sem região no risco gravíssimo, representada pela cor vermelha no mapa, para a Covid-19. Apenas a região Oeste está em risco grave, representada na cor laranja no mapa, 13 regiões apresentam risco alto, […]

Covid-19: Xanxerê permanece em região de Alto Risco

Pela segunda semana consecutiva, a Matriz de Risco Potencial, que foi divulgada neste sábado (02), pelo Governo do Estado, segue apresentando melhora, sem região no risco gravíssimo, representada pela cor vermelha no mapa, para a Covid-19. Apenas a região Oeste está em risco grave, representada na cor laranja no mapa, 13 regiões apresentam risco alto, cor amarela e três foram classificadas para o risco potencial moderado, cor azul.

As regiões do Alto Uruguai Catarinense e Extremo Oeste também estão com a cor azul, demonstrando melhora em seus índices. Elas regiões apresentaram nível moderado para o quesito capacidade de atenção, que analisa a média de ocupação dos leitos de UTI Covid.

Xanxerê segue nas regiões em risco alto, juntamente com o Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Planalto Norte e Serra.

O mapa de risco para a Covid-19 em Santa Catarina é baseado em quatro dimensões que devem ser interpretadas como um sinal de alerta. A primeira é a Gravidade, que mede a variável de óbitos na semana e a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ambas por 100 mil habitantes; a Transmissibilidade, cuja taxa de transmissibilidade – Rt é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes; o Monitoramento, que avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal; e também a Capacidade de Atenção, que analisa o média de ocupação dos leitos de UTI Covid.

O principal objetivo da Matriz de Risco é ser uma ferramenta de tomada de decisão. A nota final do mapa de risco considera um intervalo de variação mais adaptado para cada nível, sendo de 1 a 1,9 como moderado, 2 a 2,9 como alto, 3 a 3,9 como grave e igual a 4 como gravíssimo.

 

Deixe seu comentário