Crianças indígenas vendendo artesanato na rua? Denuncie, trata-se de trabalho infantil

6 de julho de 2016 14:24
Comunidade , Educação , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Crianças indígenas vendendo artesanato na rua? Denuncie, trata-se de trabalho infantil Crianças indígenas vendem produtos na rua (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

 

Você já se deparou com uma criança indígena vendendo artesanatos na rua? A maioria das pessoas já viu essa cena e o primeiro item que veio à mente foi o filtro dos sonhos. Mas, você já se questionou se isso não é trabalho infantil?

A resposta é sim. Em contato com o conselho Tutelar de Xanxerê se teve a informação de que essa ação é sim considerada trabalho infantil e que a população ao se deparar com o fato deve imediatamente denunciar para que seja efetuado o flagrante.

“O que prevalece nos indígenas não é a lei deles, é a nossa, como qualquer outra pessoa. Quando é indígena a gente aciona a Funai, mas é fundamental que as pessoas denunciem e na hora em que a criança está em determinado local, para que consigamos dar flagrante. Por exemplo, já temos um caso aqui em Xanxerê onde a mãe manda a criança vender ou pedir coisas nos estabelecimentos e essa família está passando por acompanhamento no Cras, se ela não mudar a atitude o caso será encaminhado ao Ministério Público”, explica Marlete Aparecida Alves, presidente do Conselho Tutelar de Xanxerê.

Como denunciar

A denúncia pode ser feita anonimamente pelo número 100 ou ainda no conselho tutelar de Xanxerê no número 3433-2583.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais