Cultura em destaque: região da Amai inicia elaboração dos Planos Municipais

22 de agosto de 2018 07:35
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cultura em destaque: região da Amai inicia elaboração dos Planos Municipais Foto: divulgação

A promoção da cultura também é sinônimo de desenvolvimento, bem-estar social e geração de renda para a sociedade. Com esta visão iniciaram nesta terça-feira (21) as atividades para elaboração dos Planos Municipais de Cultura(PMCs) da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai).

O Prefeito de Marema e Presidente da Amai, Adilson Barella, comemora que a construção dos Planos é uma conquista para a região. “É um orgulho deixar este legado e a partir deste momento teremos os gestores públicos, os artistas, a comunidade pensando, planejando e organizando a cultura da região.

Com exceção de Xanxerê que já está com o Plano pronto, os demais municípios organizam durante o encontro um programa de trabalho que irá perdurar durante 12 meses. Neste período inúmeras ações serão realizadas sendo que a participação da sociedade é de extrema importância para efetivação do plano.

“A comunidade local também deve participar da elaboração dos Planos, convidamos a população da região que compareça quando acontecerem as audiências públicas e reuniões abertas que serão realizadas nos municípios”, reforça o Presidente.

Como estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC), o PMC é o principal componente do planejamento de longo prazo dos municípios brasileiros para a cultura. Nele devem ser registrados os compromissos assumidos pelo poder municipal para este setor de políticas públicas em uma perspectiva de dez anos.

O plano inclui: diretrizes, objetivos, metas, ações, prazos de execução e indicadores de resultados, que serão acompanhados e fiscalizados pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC).

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais