Curso de capacitação em jardineiro irá ocorrer em Xanxerê; vagas gratuitas para produtores rurais

13 de novembro de 2016 13:25
Agricultura , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Curso de capacitação em jardineiro irá ocorrer em Xanxerê; vagas gratuitas para produtores rurais (Foto:Internet)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), desenvolve ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para o homem do campo.  A iniciativa contribui para a qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania. Também estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e o mundo em que ele vive. Em Xanxerê vai ocorrer a capacitação em jardineiro

Mensalmente, o Senar/SC oferece centenas de treinamentos gratuitos para os produtores rurais de todas as regiões do estado. A cada mês novas turmas abrem por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. Em novembro, a região Oeste recebe 41 cursos em diferentes áreas de atuação no meio rural. Os interessados em participar devem procurar o Sindicato Rural do município. Treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com as especificidades de carga horária, local e data de realização.

Entre as capacitações oferecidas na região estão a de tecnologia de aplicação de agrotóxicos, em Concórdia, nos dias 16 e 17. O município também contará com os treinamentos de emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, nos dias 21 e 22, de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores, de 22 a 24, e emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA), no dia 23.

Arabutã terá nos dias 17 e 18 a qualificação em informática básica. No período de 16 a 18 o curso de produção caseira de pães e biscoitos será disponibilizado aos produtores rurais de Xaxim. De 16 a 21 o município de Irani receberá o treinamento de artesanato em tear com lã de ovelha. Aberlado Luz terá nos dias 22 e 23 o curso de inclusão digital rural – informática básica 2. Nos mesmos dias os municípios de Chapecó e Alto Bela Vista terão, respectivamente, as capacitações em processamento de carne de frango e boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias.

Ipira terá o curso de artesanato de costura em tecidos entre os dias 21 e 24. Nos dias 23 e 24, São Domingos receberá a qualificação em primeiros socorros. Em Alto Bela Vista também será ofertado o treinamento de bordado com patchcolagem, de 28 a 30. No mesmo período os produtores de Jardinópolis terão o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. Um treinamento em instalação e manutenção de redes elétricas será realizado nos dias 28 e 29 em Ouro Verde. Nos dias 29 e 30 ocorrerá em Xanxerê a capacitação em jardineiro. Ipumirim ainda contará com o curso de produção caseira de pães e biscoitos, de 28 a 30. (Oeste Mais).

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais