Curso de capacitação para os carroceiros de Xanxerê inicia em setembro

O objetivo é conscientizar e capacitar os catadores e recicladores de lixo do município

15 de agosto de 2018 09:58
Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Curso de capacitação para os carroceiros de Xanxerê inicia em setembro Bicicletas adaptadas serão entregues para recicladores de Xanxerê. (Foto: Divulgação)

Os recicladores de Xanxerê que trabalham com os veículos de tração animal – carroças – passarão por um curso de aperfeiçoamento. O mesmo terá início em setembro e o objetivo é conscientizar e capacitar os catadores e recicladores de lixo do município, promovendo uma forma sustentável de trabalho através da orientação para o desenvolvimento de ações de cooperativismo e associativismo.

O curso acontecerá nas terças-feiras das 14h às 17h e será promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Xanxerê. Serão três módulos, sendo: módulo I: Relações Humanas; módulo II: Gestão dos Processos de Reciclagem e módulo III: Direitos/Deveres/Possibilidades.

Wili Robert Sobotka, coordenador de Educação da Regional Oeste, explica que o projeto busca uma forma sustentável de trabalho de todos os envolvidos.

“É um único projeto que se chama: ‘Eu Amo Xanxerê, Eu Reciclo’. Esse projeto tem o objetivo de conscientizar e capacitar os recicladores, buscando uma forma sustentável de trabalho. É um treinamento com no máximo 25 pessoas, dividido em três módulos, cada um com uma temática. Os encontros vão ocorrer no período vespertino, e serão realizados de uma forma bem dinâmica, aonde serão feitas visitas em entidades que trabalham com isso”.

O curso inicia no dia quatro de setembro e no lançamento será realizado o protocolo e, logo em seguida, a palestra de sensibilização com o tema: Reciclagem Uma Ação Sustentável.

“O intuito do curso é mostrar para eles a importância do trabalho deles e em seguida, dar condições para que eles possam buscar formas de serem autossustentáveis e fazer o trabalho corretamente. Também é de conscientizar que eles precisam ter um cooperativismo, precisamos dar uma visão para que eles possam evoluir. Eles precisam ter um apoio, tanto no aspecto de segurança sobre a importância de não se cortar, não se ferir e não se contaminar, e também no social”, conclui.

Além de participar o curso, os recicladores participarão de um projeto piloto que visa substituir as carroças, utilizadas para coleta de materiais recicláveis, por bicicletas.

Leia também:

Bicicletas adaptadas serão entregues para recicladores de Xanxerê em até 45 dias

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais