Decreto poderá alterar funcionamento de mercados nos feriados em Xanxerê

26 de agosto de 2017 11:43
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Decreto poderá alterar funcionamento de mercados nos feriados em Xanxerê Foto: Kethlin Meuerer / Folha do Mate

O presidente Michel Temer assinou na última quarta-feira (16), o decreto que reconhece os supermercados como atividade essencial. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a medida concede ao setor meios para facilitar a negociação de abertura das lojas nos domingos e feriados.

Segundo Edson Marció, presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Xanxerê e região, as mudanças que irão ocorrer no município serão debatidas em uma reunião que vai ocorrer na próxima semana.

“Nós não sentamos entre os empresários xanxerenses para definir esse assunto, nós já estávamos sabendo, mas como a mudança ocorreu há poucos dias, a assessoria jurídica não nos repassou a avaliação. Mas, nós vamos sentar na última semana do mês, para avaliar quais serão as mudanças que vão ocorrer”, diz.

Segundo o MDIC, o decreto atualiza uma legislação da década de 1940 e era uma demanda do setor. O ministério informou que em 2016 a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apresentou o pedido para que garantir o status de atividade essencial.

“Com essa mudança, antes se tinha uma negociação com o Sindicato dos Trabalhadores e agora o fato de ter mudado para ramo essencial, ele pode abrir, conforme a Lei. Mas precisamos ver como será feita a remuneração”, comenta Edson.

Segundo o presidente do Sindicato de Comércio Varejista, um exemplo claro do que poderá acontecer no município, é o que já acontece em Chapecó.

“Um exemplo é de Chapecó que sempre abriu e Xanxerê, nem sempre. Isso porque eles conseguiram a concordância do Sindicato dos Trabalhadores quanto aos feriados, mas Xanxerê, não havia esse acordo. Agora mudando vamos ter essa liberdade, aceitando ou não, respeitando a lei, não tem problema nenhum.  Pode ser que alguns trabalhadores não concordem com isso, mas nós do ramo de atividade, que atende essas pessoas, nós vamos esperar contratar pessoas que concordem, assim como é nos plantões de outras empresas”.

Em contato com o Sindicato do Comércio de Xanxerê, se obteve a informação que uma equipe estará em reunião em Florianópolis na próxima semana, onde será definido as mudanças que irão ocorrer.

Com informações G1/SC

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais