Defesa Civil capacita equipes para atender desabrigados atingidos por desastres

25 de julho de 2019 07:33 | Visualizações: 62
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Defesa Civil capacita equipes para atender desabrigados atingidos por desastres Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da COREDEC XXE, com apoio da Coredec RSL, realizou na última quarta-feira (24), capacitação aos coordenadores municipais referente a Gestão de Abrigos. Os desastres, além de prejuízos econômicos, geram danos humanos, sendo um dois principais danos desabrigados, os quais são conduzidos aos abrigos devido suas perdas.

Os desabrigados formam o grupo de maior vulnerabilidade no pós-desastre. Cabe dizer que a perda do lar constitui não somente um trauma e a privação física, mas também o rompimento dos valores de identidade, dignidade e privacidade, por isso a importância dos abrigos no acolhimento inicial após os desastres, deve buscar desenvolver as condições mínimas de assistência humanitária. Essa fase é crucial ao retorno à normalidade.

Pensando nisso, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil – XXE, realizou capacitação aos coordenadores municipais e profissionais da área de assistência social, para o gerenciamento de abrigos, buscado capacitar as considerações legais, atributos necessários para a recepção dos desabrigados, bem como desenvolver o acolhimento solidário das atingidos pelos desastres.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais