Comunidade

Lance Notícias | 22/09/2021 08:45

22/09/2021 08:45

21632 visualizações

Defesa Civil confirma a passagem de tornado em município do Oeste

Entre a noite da segunda-feira (20) e a manhã de terça-feira (21) houve a aproximação e atuação de uma frente fria sobre o estado de Santa Catarina e o oceano Atlântico combinado com o escoamento de umidade e ar quente vindo da região Amazônica. Esta condição favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram […]

Defesa Civil confirma a passagem de tornado em município do Oeste

Entre a noite da segunda-feira (20) e a manhã de terça-feira (21) houve a aproximação e atuação de uma frente fria sobre o estado de Santa Catarina e o oceano Atlântico combinado com o escoamento de umidade e ar quente vindo da região Amazônica.

Esta condição favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos, queda de granizo nas regiões do Extremo Oeste e Oeste do estado. Ainda, houve a ocorrência de tempo severo no município de Seara.

Nas imagens do radar, é possível observar a atuação de uma supercélula, com características tornádicas, na noite de 20/09/2021 sobre a cidade de Seara. No horário das 20h02min (horário local), pode-se observar a assinatura de gancho no campo de refletividade (variando de próximo a 30 dBz a 65 dBz, indicado pelo círculo preto).

seguir, exibe-se a imagem do satélite GOES-16 no canal infravermelho realçada para às 20h10min (horário local) indicando a atuação de um núcleo convectivo com significativo desenvolvimento vertical, com temperatura de brilho de topo de nuvem baixa (em torno de 215K ou, aproximadamente, -58°C) sobre a cidade de Seara (destacado pelo retângulo preto). Núcleos convectivos com essas características podem ocasionar tempo severo, como chuva de forte intensidade acompanhada de descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de ventos fortes e, inclusive, tornado.

 

Deixe seu comentário