Clima

Lance Notícias | 14/09/2020 16:20

14/09/2020 16:20

45394 visualizações

Defesa Civil emite nota técnica sobre fumaça do Pantanal no Oeste

Segundo a imagem do satélite GOES-16 (Figura 1 e 2), nesta segunda-feira (14) é possível identificar a presença de fumaça nas regiões da faixa Oeste de Santa Catarina desde as primeiras horas do dia, que corroboram com os relatos da cor diferenciada do céu ao longo do último fim de semana. – Na Figura é […]

Defesa Civil emite nota técnica sobre fumaça do Pantanal no Oeste

Segundo a imagem do satélite GOES-16 (Figura 1 e 2), nesta segunda-feira (14) é possível identificar a presença de fumaça nas regiões da faixa Oeste de Santa Catarina desde as primeiras horas do dia, que corroboram com os relatos da cor diferenciada do céu ao longo do último fim de semana.

– Na Figura é apresentada uma composição com destaque para os pontos de queimada, isto é, áreas com grande foco de calor representado pelos pixels da cor vermelha. Notam-se focos de queimada com destaque para a região do Pantanal. Portanto, com os ventos soprando de quadrante noroeste, a fumaça observada nesta área foi transportada rumo a região sul do Brasil, com consequências para a qualidade do ar. Devido à passagem de uma frente fria, esses ventos tendem a mudar de direção para quadrante sul dissipando a presença de fumaça no estado catarinense – diz a nota.

Leia mais:

Fumaça dos incêndios no Pantanal e na Amazônia começa a chegar no Oeste de SC 

 

Deixe seu comentário