Defesa Civil trabalha no Plano de Contingência para Xanxerê

13 de agosto de 2018 15:42
Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Defesa Civil trabalha no Plano de Contingência para Xanxerê Foto: divulgação

O objetivo é estar preparado em caso de desastres climáticos. Saber o que e como fazer nas primeiras horas, definir estratégias e necessidades, isso tudo e mais, pretende apresentar o plano de contingência, que está sendo elaborado pela Defesa Civil.

O Plano de Contingência é um instrumento de proteção da Defesa Civil, que integra a etapa de preparação do ciclo de Gestão do Risco de Desastres e visa organizar, antecipadamente: a resposta do município face à emergência de uma situação de desastre, no contexto de um certo cenário de risco.

O Mapeamento de Risco já está finalizado e identificou os principais riscos no município com sendo as enxurradas, alagamentos e estiagem.

“O Plano de Contingencia irá explicar o que fazer em casos de desastres. Com o mapeamento das áreas de riscos, nós já sabemos os pontos mais críticos, para melhorar a situação das pessoas que se encontram nessa situação. Os leitos que precisam de atenção, pontos de alagamentos. Agora estamos cadastrando os veículos das secretarias da prefeitura. Cada secretário está nos passando quais veículos possui disponível em um caso de emergência. Nós temos até o fim do ano para realizar isso, mas minha intenção é finalizar antes. Após uma comissão que será formada ainda, fara o plano de trabalho”, explica João Borba, coordenador da Defesa Civil de Xanxerê.

São 20 municípios da região que também estão realizando o Plano de Contingência. Todo o trabalho é necessário para que os municípios estejam preparados para casos de desastres naturais. De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, o Estado é o que mais sofre com desastres nos últimos 30 anos. Além disso, 64% dos eventos são hidrológicos, sendo 30% relacionados a estiagem e, 34% aos alagamentos, enxurradas e enchentes.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais