Deputado Colatto explica projeto polêmico e diz que não se trata de liberação da caça

20 de fevereiro de 2017 14:02
Agricultura , Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Deputado Colatto explica projeto polêmico e diz que não se trata de liberação da caça Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

 

“Isso é falta de conhecimento e leitura do projeto”, assim define o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) sobre o projeto de lei 6268/2016. A proposta foi apresentada ainda em outubro do ano passado com o intuito de regulamentar o controle sustentável de pragas. Todavia, o projeto passou a ser interpretado de outra forma, onde pessoas começaram a ventilar a informação de que o deputado gostaria de liberar a caça de animais, o que Colatto nega.

Em entrevista exclusiva com o Lance Notícias, Valdir Colatto explica que o objetivo é controlar algumas espécies que tem se tornado ameaças às pessoas devido a sua proliferação desenfreada, um exemplo é o javali que tem causado diversos prejuízos em lavouras da região, além de transmitir doenças.

“Falamos apenas de animais que estão na natureza se proliferando sem controle, como o javali. Estes animais não em controle. Uma fêmea de Javali reproduz cerca de 40 filhotes por ano, e não tem controle, por que não tem inimigo natural que o ataca. Estão falando que quero liberar a caça de onça, mas nem tem onça na nossa região, não estamos propondo liberar a caça de nada, apenas controlar. A lei diz que quando tem um animal que causa danos ou oferece risco à saúde da população, tem que controlar. E, nós estamos propondo regulamentar essa morte. O Javali por exemplo, é transmissor da aftosa, brucelose, tuberculose e raiva, não podemos deixar ele continuar se proliferando”, explica o deputado.

Colatto destaca ainda os prejuízos que este animal em questão tem gerado não só em Santa Catarina, mas em todos os estados brasileiros.

“Isso é uma falta de conhecimento e de leitura do que estamos propondo, que é regulamentar a fauna exótica. Para se ter uma noção, a caça ao javali é liberada nos Estados Unidos e mesmo assim há mais de cinco milhões de cabeça, com prejuízo de um bilhão de dólares, aqui no Brasil temos já quase um milhão de javalis espalhados em todos os estados”.

O PL 6268/2016 tramita na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados. Posteriormente será debatido na Comissão de Finanças e para Comissão de Constituição e Justiça, seguido de votação no plenário da Câmara dos Deputados e Senado e, por fim, encaminhado à sanção presidencial.

Javalis causam prejuízos a produtores e agricultores

 

Confira o projeto na integra AQUI.

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais