Comunidade

Lance Notícias | 21/07/2021 11:28

21/07/2021 11:28

136674 visualizações

Descaso: trabalhadores precisam descer de ônibus e atravessar a pé ponte de madeira. Veja o vídeo!

Nesta semana o Lance Notícias foi procurado pelos trabalhadores do município de Entre Rios que precisam atravessar diariamente a ponte de madeira que liga o município a Marema para trabalhar em um frigorífico em Xaxim. Nas imagens é possível ver que a ponte está bastante danificada. Por ser de madeira e estar deteriorada pela ação […]

Descaso: trabalhadores precisam descer de ônibus e atravessar a pé ponte de madeira. Veja o vídeo! Fotos: divulgação

Nesta semana o Lance Notícias foi procurado pelos trabalhadores do município de Entre Rios que precisam atravessar diariamente a ponte de madeira que liga o município a Marema para trabalhar em um frigorífico em Xaxim.

Nas imagens é possível ver que a ponte está bastante danificada. Por ser de madeira e estar deteriorada pela ação do tempo, os trabalhadores descem do ônibus, atravessam andando e depois o ônibus passa e então eles seguem viagem.

A reportagem do Lance Notícias entrou em contato com o município de Marema. O chefe de gabinete, Eduardo Vargas comentou sobre a situação.

– A ponte já passou por uma reforma, mas por ser de madeira acabou ficando danificada novamente. Entendemos o problema e hoje o nosso pedido é por uma ponte nova. Os municípios de Entre Rios, Marema, Xaxim e Lajeado Grande estão reunidos pleiteando junto ao Governo do Estado esse recurso para que a ponte possa ser reconstruída. Nos últimos dias fizemos a instalação de placas indicando limitando o tráfego na ponte – comenta.

Já o município de Entre Rios, que tem o projeto de reconstrução da ponte, detalha que

– O problema com essa ponte vem de muitos anos, infelizmente, a manutenção não foi devidamente executada e hoje não é mais viável. Desde fevereiro\2021 o prefeito João Maria Roque esteve indo a Capital buscar melhorias, através da Defesa Civil conseguimos as estruturas metálicas, porém, na apresentação do estudo de instalação, descobrimos que essas estruturas não poderiam ser viabilizadas devido ao comprimento da ponte. Então, passamos para a segunda opção, fizemos um projeto de uma nova estrutura de concreto. Em 12 de março esse projeto foi protocolado com um oficio no gabinete da então governadora Daniela, no dia 10 de junho foi protocolado outro ofício, juntamente com o projeto no gabinete do Sr. Thiago Augusto Vieira – secretário de Estado Infraestrutura e Mobilidade. No dia 06 de julho os prefeitos da região estiveram em uma audiência com o governador tratando do assunto, desde então, diversos deputados estão juntos na luta – conta a secretária de administração Diandra Alberici Chiamenti.

A secretária ainda detalha o custo da obra, que passa dos R$ 2 milhões.

– O custo da execução desta obra na data de 08 de março de 2021 era de R$ 2.434.236,99, entretanto, esta planilha está sendo atualizada. Em função da situação precária da ponte, o Município de Entre Rios juntamente com Marema decretaram limite de peso para o trafego nesta passagem em 5 toneladas. As informações que os prefeitos presentes na audiência com o governador receberam, foi de que nos próximos dias, o Governo do Estado apresentará a solução para esta demanda – finaliza.

 

 

Deixe seu comentário