Desenho de xanxerense é escolhido para estampar camisetas das Apaes da região

1 de dezembro de 2017 15:07
Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Desenho de xanxerense é escolhido para estampar camisetas das Apaes da região Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Cláudia Terezinha da Rosa, de 25 anos, é aluna da Apae de Xanxerê, ela possui deficiência intelectual moderada e foi ganhadora de um concurso de cartazes que ocorreu em São Domingos na última semana.

O desenho elaborado pela jovem será estampado nas camisetas das dez Apaes da região. Alvaneve Moretto, diretora da Apae de Xanxerê, comenta que participaram da competição outros seis alunos de escolas da região.

“Esse edital foi lançado há duas semanas e as professoras de artes da Apae observaram quais dos alunos daqui da instituição poderiam estar representando a escola, sendo que cada escola levaria um participante. Como é trabalho que é feito no decorrer de todo o ano, foi observado que a Cláudia, seria a aluna que poderia representar a Apae de Xanxerê e juntamente com ela tinha outros seis participantes e ela que foi eleita”.

De acordo com a professora de artes, Hélen Sebben, os critérios para avaliação envolviam a criatividade e a expressão dos alunos. “O desenho da Cláudia se destacou pois tinha mais a ver com o tema e agora o desenho dela será estampado nas camisetas das dez regionais”.

Claúdia diz estar muito feliz com a classificação. “Eu gostei muito de fazer o desenho porque representa o canto, eu fiquei muito feliz por ela ter ganhado”.

O desenho feito pela xanxerense é intitulado “O Canto”, já que a mesma admira a música. “Ela fez alguns desenhos e esse que ela fala do canto, é o que tem mais a ver com ela, porque ela gosta muito de música, participa do grupo aqui da escola, das danças então é uma coisa que ela se identifica muito”, diz a professora.

Os festivais de cartazes oferecem aos alunos mais uma oportunidade de expressão e de acordo com a professora, nos desenhos os alunos representam os seus sentimentos. “Esse festival de produção de cartazes propicia que o aluno expresse o que ele gosta, porque é no desenho que o aluno coloca os sentimentos deles. Agora, a Cláudia vai concorrer a nível Estadual, com as demais regionais de Santa Catarina”, conclui.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais