Devido à grande procura, Hemosc realiza a segunda coleta de sangue em Xanxerê

6 de julho de 2016 11:16
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Devido à grande procura, Hemosc realiza a segunda coleta de sangue em Xanxerê (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Doar sangue além de estar fazendo o bem para as pessoas que necessitam, fazer o bem para quem doa. O Hemosc em parceria com o Hospital Regional São Paulo realiza nesta quarta-feira (06) no Parque Rovilho Bortoluzzi o segundo dia da coleta de sangue dos doadores de Xanxerê.

Segundo Eliana Ribicki, assistente social e coordenadora de captação de doadores, está sendo realizado o segundo dia da coleta, pois muitos doadores não puderam comparecer na data anterior “nós optamos por fazer duas coletas em intervalo pequeno aqui em Xanxerê, pelo fato que de na coleta anterior muitas pessoas não puderem ser atendidas, como tínhamos vaga, as pessoas deixaram o nome e hoje vieram participar desta coleta”.

Eliana comenta que a procura para poder doar sangue foi positiva, superando as expectativas, “a procura foi positiva, foi maior que previsto na primeira coleta, por isso estamos fazendo outra coleta. Agora vamos demorar mais um tempo para retornar para Xanxerê, pois vamos atender outros municípios que ainda não foi realizada a coleta”.

Com a chegada do inverno, a coordenadora relata que as doações diminuem, por isso é necessário um cuidado redobrado “nós gostaríamos de frisar a importância na manutenção das doações o ano todo, não somente quando nós realizamos as coletas internas. Nesse período de inverno é um período delicado, pois além do frio e da chuva, que acaba interferindo, muitas pessoas estão com algum tipo de resfriado ou gripe, neste ano principalmente neste ano que as doenças respiratórias estão mais serias, percebesse que a doença está mais forte, então muitas pessoas estão impedidas de doar por esse motivo ”.

Procura por doares

Devido ao número de dores em condições para doar nesta época do ano, Eliana convida todos que tem condições e querem doar, procurem o Hemosc “frisamos que, quem tiver condições que procurem para doar que procure o Hemosc para fazer a doação. Aqui em Xanxerê, destacamos o hospital São Paulo, onde possui um alto consumo, pois o mesmo não atende apenas Xanxerê, mas está localizado dentro da cidade, então necessita realmente a contrapartida para que possa ter mais doares do município para repor este estoque que é utilizado durante todo o ano e todo os dias”.

Hoje cerca 80 pessoas devem comparecer no parque da Femi para realizar a doação, “hoje cerca de 80 pessoas irão comparecer para doar. Estão todos agendados e possui uma pequena fila de espera, que conforme as pessoas não vem é colocado outras pessoas no lugar” comenta a coordenadora.

Quem pode doar

“Para doar a pessoas precisa estar dispostas e sentir bem, após resfriados e gripes são necessários sete dias, após a pessoa se restabelecer completamente para poder se candidatar, uma boa alimentação, uma boa noite de sono, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar comidas gordurosas, pesar mais de 50 quilos e portar o documento de identidade” finaliza Eliana.

(Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

(Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais