Dezenas de policiais participam do II Seminário Cão Funcional, em Xanxerê

13 de setembro de 2018 10:05 | Comunidade , Polícia , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dezenas de policiais participam do II Seminário Cão Funcional, em Xanxerê (Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Iniciou nesta quinta-feira (13) e segue até o domingo (16) o II Seminário Cão Funcional em Xanxerê. Esse é o maior evento de certificação de cães de trabalho policiais e de provas de certificação que a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) já realizou.

São cerca de 60 inscritos, oriundos de diversos estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio grande do Sul, Paraná, Rondônia e também policiais do Uruguai e da Argentina, que ainda vão confirmar presença.

Conforme o cabo Edemar Luiz da Silva, organizador do evento, só do estado de Santa Catarina, quase todos os canis setoriais terão representantes participando do seminário em Xanxerê.

As atividades e alojamentos estão centralizados no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi e a maioria das instruções serão feitas no local. Serão três dias de instruções, da quinta (13) até o sábado (15) e no domingo (16), haverá as provas de certificação.

Serão instruções específicas sobre cães de polícia, guarda e proteção e uso da focinheira para trabalho. A prova de certificação será para o cão funcional, que é o cão de patrulha, os cães de busca e captura e os cães de detecção. Além disso, haverá instruções de busca em mata e edificações, que irã acontecer em locais fora do Parque.

Além da prática, acontecem também palestras sobre o cão funcional com o Janott Coelho, que é coordenador do departamento do cão funcional da CBKC, que cuida especificamente dos cães de trabalho. Haverá também uma palestra com Leonardo Cone, comissário de polícia do Uruguai, que ministrará uma palestra sobre a formação de patrulha para busca e captura.

As provas de certificação, que acontecem no domingo (16), serão abertas ao público e acontecem na Rua Santa Anastácia, no bairro Bortolon. Essa é a primeira prova de busca e captura já realizada no Brasil.

São apoiadores, parceiros e patrocinadores do evento: Badotti, P4 Telecom, Adestra Cão, Seu Pet e Israel Rocha.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais