Dia D de Ações ocorre neste sábado (26), em Xanxerê

26 de janeiro de 2019 11:14
Saúde , Social , Variedades , Verão , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dia D de Ações ocorre neste sábado (26), em Xanxerê Foto: Karina Ogliari/LanceNotícias

Com a intenção de oferecer a comunidade um momento especial de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (26), o Dia D de Ações para o público em geral, focado nos cuidados contínuos com a saúde. Todas as Unidades Básicas de Saúde – que são 12 –, além dos demais serviços, estarão abertas neste dia, das 8h às 16 horas, com os profissionais da rede para prestação dos serviços.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, na parte da manhã foi registrada uma baixa adesão da população pelo programa.

– Até as nove horas da manhã algumas unidades obtiveram baixa procura por parte da população, o que é preocupante pois o intuito de realizar este Dia D é voltado ao cuidado com os pacientes – explica Irene.

Irene ressalta que neste Dia a população acaba confundindo-se sobre o real objetivo.

– A população acaba muitas vezes se confundindo com esse dia, acham que é uma consulta, mas na verdade é um momento para tirar dúvidas frequentes sobre doenças, exames e medicação. Estamos disponibilizando um médico, não para realizar consultas mas sim orientar sobre o assunto – frisa.

Apesar da baixa procura na parte da manhã, a Secretária pretende manter este projeto.

– Não estamos desanimados e pretendemos aprimorar ainda mais esta ação. Nosso objetivo é oferecer oportunidades para a população, nossa parte estamos fazendo, agora cabe a população buscar este conhecimento – pontua.

 

Ações do Dia D

– Aferição de pressão arterial

– Avaliação antropométrica

– Avaliação médica do idoso-hiperdia

– Avaliação odontológica

– Cadastro da população pelas Agentes Comunitárias de Saúde e Dengue

– Vacinação geral (nos postos com Sala de Vacina)

– Avaliação e encaminhamento para Planejamento Familiar

– Testes Rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite B e C)

– Eletrocardiograma

– Atendimentos nos Serviços de Central de Regulação, Caps, CE, SAE, Laboratório Municipal e Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária.

 

Unidades de Saúde e demais serviços

Postos do Aparecida, Bortolon, Castelo Branco, Esportes, Hélio Ortiz, João Winckler, Nossa Senhora de Lourdes, São Romero, Tacca, Tonial, Vila Sésamo e Vista Alegre, além da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Programa de Combate a Dengue, CTA, Centro de Especialidades e Caps.

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais