Dia D de combate ao Aedes aegypti: 40 órgãos públicos devem ser visitados hoje (09)

9 de dezembro de 2016 08:40
Comunidade , Dengue , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dia D de combate ao Aedes aegypti: 40 órgãos públicos devem ser visitados hoje (09) (Foto: James Tavares)

A Secretaria de Saúde de Xanxerê, por meio das Vigilâncias em Saúde (Sanitária e Epidemiológica), promove hoje (09) o Dia D de Combate ao Aedes aegypti.  Durante o dia serão realizadas limpezas nos equipamentos públicos das três esferas de governo, principalmente escolas e postos de saúde. Em caso de chuva, as atividades param.

Segundo Janete Rodrigues, coordenadora de combate à dengue de Xanxerê, a ideia é que partir de agora, todas as sextas-feiras, sejam feitas mobilizações de verificação e eliminação de possíveis focos. Em Xanxerê, até o momento foram confirmados 690 focos, 20 casos destes foram confirmados. E, o primeiro caso de suspeita do mês de dezembro está em análise.

“Até que não chova, vamos estar na rua, o pessoal já está iniciando os trabalhos agora. Para começar vamos visitar todos os órgãos públicos, iniciando pelas unidades de saúde. A intensão é ir fazer a vistoria e ensinar o pessoal que trabalha no local, para que eles realizem a ação toda a semana. Escolhemos a sexta-feira, devido ao fim de semana, para evitar a criação de mosquito no local de trabalho. Mas cada órgão pode decidir o dia. Hoje pretendemos visitar 40 locais, não sabemos se vamos conseguir em todos, mas como estamos com uma equipe grande é possível que sim”.

Estatísticas em Santa Catarina

No período de 1º de janeiro três de dezembro de 2016 foram notificados 13.555 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 4.379 foram confirmados (3.477 pelo critério laboratorial e 902 pelo critério clínico epidemiológico), 619 estão inconclusivos (classificação utilizada no SINAN nos casos em que após 60 dias da data de notificação, ainda estiverem sem encerramento da investigação), 8.438 (62%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 119 (1%) casos suspeitos estão em investigação pelos municípios.

Do total de casos confirmados (4.379) até o momento, 3.994 (91%) são autóctones, com transmissão dentro de Santa Catarina, 288 (7%) são importados (transmissão fora do estado) e 97 (2%) estão aguardando definição do Local Provável de Infecção (LPI).

 

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais