Dia D de Saúde: comunidade deve agendar consultas e exames até o dia 23

17 de maio de 2019 11:45 | Visualizações: 656
Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dia D de Saúde: comunidade deve agendar consultas e exames até o dia 23 Foto: divulgação

A Secretaria de Saúde de Xanxerê realiza, neste mês de maio, mais uma edição do Dia D de Saúde. Como cada edição tem um tema, desta vez a intenção da Secretaria é realizar os exames de rotina dos pacientes.

De acordo com a secretária de Saúde, Irene Goralski, muitas pessoas acabam deixando a saúde um pouco de lado por conta da correria do dia a dia e esquecem de fazer alguns exames.

– Sabemos que as pessoas tem uma rotina corrida e, muitas vezes, só lembram de cuidar da saúde quando ficam doentes e sabemos da importância dos exames de rotina. Por conta disso, resolvemos fazer um Dia D só de exames, para que as pessoas possam comparecer nas Unidades de Saúde e fazer o check up – comenta.

Diante disso, quem não realiza atendimentos na rede pública há mais de um ano pode comparecer até sua unidade de saúde referência até o dia 23 de maio para agendar uma consulta ou coleta para exame para o sábado (25).

– Todas as unidades de saúde estarão abertas no sábado dia 25 das 7h às 13 horas, para atendimento a esta população que durante a semana não pode estar nos postos. Além disso, a pessoa não precisa necessariamente ela ir no posto agendar a consulta, pode ser um familiar, só é preciso levar o documento e cartão SUS do paciente que vai realizar a consulta – explica a secretária.

A secretária reforça o convite e frisa a importância dessas atividades para atender a população.

– Pedimos mais uma vez para que as pessoas que não comparecem na rede pública há mais de um ano agendem o seu atendimento e realizem o exame ou a consulta. Sempre frisamos essa parte preventiva, pois é melhor evitar do que tratar a doença – conclui.

 

Atividades programadas para o Dia D da Saúde:

Exames de check-up (colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, glicose, creatinina. Paciente precisar estar em jejum de alimento de 12 horas, podem beber líquidos e manter o uso de medicamentos contínuos normalmente);

Consultas médicas;

Saúde da mulher;

Saúde do homem (PSA);

Atendimentos odontológicos (restaurações, profilaxia e aplicação de selante);

Vacinação;

Orientações em saúde (saneamento básico e zoonoses);

Oficinas Caps;

Cadastramento das famílias pelas Agentes Comunitárias de Saúde;

Orientações e visitação pelas Agentes de Endemia na ação de combate à dengue.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais