Dia do apicultor: Associados de Xanxerê produzem cerca de 12 mil kg de mel por ano

22 de maio de 2017 10:32
Agricultura , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dia do apicultor: Associados de Xanxerê produzem cerca de 12 mil kg de mel por ano Fotos: Patrícia Silva/Lance Notícias

Dia 22 de maio é comemorado o Dia do Apicultor. A data leva o nome em comemoração de Santa Rita de Cássia, conhecida por ser padroeira dos apicultores.

Em Xanxerê, existe a Associação dos Produtores de Mel (APROMEX). A mesma foi fundada em 04 de março de 2015 e hoje conta com aproximadamente 30 associados. Nilton Cesar Vendruscolo, presidente da associação comenta que são produzidos cerca de 12.000kg anualmente no município.

“Entre todos os sócios nós temos aproximadamente 800 colmeias, as quais produzem 13kg a caixa, o que gera um total de 12.000 kg anualmente”.

Ainda de acordo com o presidente, existem muitos produtores de mel anônimos no município. “Hoje tem muitos apicultores que não fazem parte da associação e não recebem assistência técnica, então esse número pode se multiplicar e com a troca de conhecimentos e experiências podemos multiplicar a média e mel produzido em Xanxerê”.

Casa do Mel

Hoje, Xanxerê não dispõem de uma Casa do Mel, onde os apicultores possam vender o mel de maneira regularizada. “Nós estamos procurando uma parceria com o poder público para montar a Casa do Mel. Porque com a Casa, nós vamos ficar em dia com a Vigilância Sanitária e assim conseguir comercializar nossos produtos nos mercados e na Feira Livre”.

Safra do Mel

A safra do mel acontece entre agosto e janeiro, meses em que é colhida 70% da produção. O restante é coletado entre fevereiro e abril, quando acontece a safrinha.

“Geralmente nós realizamos a colheita do mel entre os meses de setembro e fevereiro, isso porque é a época mais quente do ano e isso faz com a abelha não venha a morrer”, comenta Nilton.

Santa Catarina ocupa a posição de maior exportador de mel do Brasil e se mantém em terceiro no ranking nacional de produtores. Estado também é o líder nacional em produção por quilômetro quadrado, com 62,85kg/ km² ao ano.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais