Dia do Bombeiro Militar: paixão pela profissão é contada por profissional de Xanxerê

2 de julho de 2019 09:04 | Visualizações: 891
Bombeiros Compartilhar no Whatsapp
Dia do Bombeiro Militar: paixão pela profissão é contada por profissional de Xanxerê Foto: Carol Debiasi/TSX

A história de Rubens Picolotto dentro da corporação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina iniciou há 15 anos. Ele teve incentivo da família para ingressar na carreira militar e, desde então não sabe amar outra profissão a não ser essa: salvar vidas. Nesta terça-feira (2) é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro Militar e Picolotto tem boas recordações de atendimentos que conseguiu resgatar e salvar vidas.

Picolotto prestou concurso público e fez a escola em Curitibanos. Por ser natural de Xanxerê conseguiu retornar a cidade natal ao concluir todas as etapas de aprendizado na escola militar. Hoje assumindo a patente de cabo, tem orgulho pela profissão que exerce, principalmente por ter conseguido grandes feitos ao longo desses 15 anos.

– Duas ocorrências me marcaram muito ao longo desses 15 anos. Uma delas foi um parto emergencial. Saímos para atender uma gestante, ela começou a sentir as contrações e o bebê nasceu, cortamos o cordão umbilical e não teve complicações. O outro caso foi um soterramento de masculino o qual ele fazia a instalação de esgoto e uma retroescavadeira acabou mexendo em algumas pedras prensando a perna dele. Ele ficou embaixo da lama e com o auxílio dessa mesma máquina conseguimos retirá-lo do local – conta cabo Picolotto.

Rubens é filho de agricultor e trabalhou muitos anos na roça. Ao prestar concurso público e iniciar a escola de bombeio militar, encontrou na profissão sua paixão, e é através dela que incentiva os jovens a ingressarem na carreira militar.

– Incentivo os jovens a entrarem na carreira militar, a gostarem da profissão, para isso procurem um quartel para ver como são as ocorrências, que acompanhe um dia desse profissional porque é gratificante poder resgatar e salvar vidas – finaliza.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais