Dia do Comerciante é comemorado e homenageado pela CDL Xanxerê

16 de julho de 2018 11:23
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

O Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho, deve ser lembrado com muito orgulho. São empresários que tem histórias para contar desde o crescimento e desenvolvimento da cidade. Neste ano o município de Xanxerê completou 64 anos de emancipação política e administrativa, mas vale lembrar que tem vários comerciários que quase se igualam a essa data desde a fundação de seus estabelecimentos e que proporcionam até hoje uma economia significativa, gerando emprego e renda a população.

Diante dessa importante data que deve ser lembrada para homenagear os comerciantes, a CDL de Xanxerê, que neste ano completou 47 anos desde sua criação, parabeniza seus associados lojistas que fazem de seus estabelecimentos uma segunda casa para seus clientes.

“Temos muito orgulho de sermos comerciantes, de fazer história da nossa cidade e proporcionar geração de emprego, de renda e de desenvolvimento no município. Nós, da CDL Xanxerê queremos parabenizar a todos os empresários lojistas, aos colaboradores e aos nosso clientes também, pois sem eles não seríamos nada”, explana o presidente da CDL, Fábio Moschetta.

A data em que os comerciantes são homenageados é para saudar todos os empreendedores pela extrema importância para a economia do país. Mas você sabe porque da escolha dessa data? Neste dia, em 1756, nasceu uma figura histórica do país, José da Silva Lisboa, que mais tarde passou a ser conhecido como Visconde de Cairu. Homem de grande visão econômica, e vivendo no Brasil Colônia, ele foi essencial para influenciar D. João VI a abrir, em 1808, os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, consolidando um passo importante para o desenvolvimento do país.

Além disso, o Visconde foi responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio do Brasil, antes totalmente dependente de Portugal. Foi então que Visconde de Cairu passou a ser conhecido como o Patrono do Comércio Brasileiro e, em homenagem a ele, em 1953 foi instituída a Lei criando o Dia do Comerciante.

*Com informações G1


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais