Dia do Gaúcho: morador de Xanxerê mantém viva a tradição

20 de setembro de 2017 10:58
Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dia do Gaúcho: morador de Xanxerê mantém viva a tradição Fotos: Arquivos Pessoais

Dia 20 de setembro é comemorado o dia do Gaúcho. A data representa o mais longo e significativo movimento de revolta civil brasileira, a Revolução Farroupilha. A mesma teve seu marco inicial no dia 20 de setembro de 1835, data que ficou registrada na história do Rio Grande do Sul como o início da Revolução, ou seja, o dia do Gaúcho.

Carmelindo Guisolphi, Xiru das Falas do CTG Espelho da Tradição de Xanxerê, lembra a data com muito amor. “O Dia do Gaúcho é uma data para lembrarmos da Revolução Farroupilha, onde o Sul tomou liberdade e venceu e hoje nós comemoramos essa data muito importante”.

Natural de Vargeão, Carmelindo reside em Xanxerê há mais de 30 anos. Ele comenta que está sempre envolvido com a tradição e a bombacha é sua parceira.

“Eu sigo essa tradição de família. Meus pais eram gaúchos e sou catarinense, mas, para ser gaúcho não precisa ser nascido do Rio Grande. Eu coloco as vestimentas para tudo. Vou trabalhar, uso para ficar em casa. Uso no dia a dia, não as vestimentas completas, mas a bombacha uso direto”.

Hoje com 57 anos Carmelindo, relembra da época em que participava de fandangos e já fazia uso das vestimentas.

“Eu vivo assim desde que eu era guri. Hoje tenho 57 anos, mas quando era guri, com 17 anos, que eu ai para os fandangos eu já vestia as vestimentas. Então posso dizer que há 40 anos vivo assim”.

Xiru das Falas

Participando das atividades do CTG Espelho da Tradição de Xanxerê, há mais de 20 anos, Carmelindo, é o Xiru das Falas.

“Desde que vim para Xanxerê, sempre participo do CTG, então isso acontece há mais de 20 anos. Já fui patrão do CTG e hoje sou Xiru das Falas”.

Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é um momento que envolve os amantes da tradição e busca de forma especial destacar as tradições gaúchas e o movimento tradicionalista gaúcho. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos gaúchos através de palestras, espetáculos, acampamentos, atividades com cavalos, entre outros.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais