Dia do Orgulho Gay reforça luta por igualdade

28 de junho de 2018 19:04
Comunidade , Cultura , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Dia do Orgulho Gay reforça luta por igualdade (Foto: Divulgação)

O dia 28 de junho é lembrado mundialmente como o Dia do Orgulho LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e outros grupos minorizados). A data tem origem em uma reação, em 1969, a sucessivas batidas policiais ao bar Stonewall Inn, em Nova York – o local era ponto de encontro (e de respiro) de gays, lésbicas, travestis, trans e drag queens em um momento em que espaços para a comunidade LGBT+ eram incomuns.

No ano seguinte, a comunidade LGBT+ local decidiu homenagear a coragem na luta por liberdade e realizou a primeira parada gay do mundo na data. A partir daí, outros eventos se inspiraram e surgiram em outras cidades. Hoje, 28 e junho são considerados dia e mês do Orgulho LGBT+.

O 28 de junho é mais uma data de luta e de mostrar que a população LGBT+ também faz parte da sociedade e quer ser ouvida. E, para isso, uma das principais lutas da comunidade é quanto ao fim do preconceito e violência.

No Brasil o Disque 100 é uma das principais ferramentas para comunicar violações de direitos humanos. Conforme a Agência Brasil, no ano passado foram feitas 1.720 de violações contra a população LGBT, com um total de 2.998 violações. Entre os tipos de violação, 70% tinham elementos de discriminação; 53%, violência psicológica e 31%, violência física.

“Nós morremos todos os dias aos montes, nós apanhamos, nós somos alvo de piadas e deboches em todas as horas do nosso dia. Tudo isso porque somos diferentes, porque os discursos de ódio e a violência sustentam a desigualdade social, sustentam essa lógica de mundo desigual que temos. Esse dia é mais um dia para mostrar que estamos aqui e vamos resistir e continuar lutando pelos nossos direitos”, declara o presidente da União Nacional LGBT (UNA LGBT) de Xanxerê, Mario Antônio Harres Filho.

 

Com informações de Gaúcha ZH


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais