Cultura

Lance Notícias | 15/10/2021 18:30

15/10/2021 18:30

147920 visualizações

Dia do Professor: o amor pela arte de ensinar inspira jovem professora

Nesta sexta-feira (15) é celebrado o Dia do Professor, e em um momento como o qual se vive, vê-se ainda mais o quão importante é esta figura na vida, na formação, na transformação de quem é o futuro do país, as crianças. Qual pai, mãe, avô ou avó não sentiu-se de certa forma angustiado durante […]

Dia do Professor: o amor pela arte de ensinar inspira jovem professora

Nesta sexta-feira (15) é celebrado o Dia do Professor, e em um momento como o qual se vive, vê-se ainda mais o quão importante é esta figura na vida, na formação, na transformação de quem é o futuro do país, as crianças.

Qual pai, mãe, avô ou avó não sentiu-se de certa forma angustiado durante o período de isolamento, com as lições de seus filhos. A realidade dos heróis que escolhem a profissão, foi percebida na pele, não é mesmo?

O Lance Notícias conversou com a professora Débora Benjamim, que há cinco anos leciona para os pequenos, e que contou sobre como isso lhe é um ato de amor.

– A profissão me escolheu, eu queria uma forma de transformar vidas e ser professora é isso – diz ela.

Em meio às grandes experiências que o ensino lhe proporciona, ela comenta sobre o momento em que a pandemia da Covid-19 surgiu, e forçou mudanças nunca imaginadas, e como isso afetou o relacionamento antes tão próximo de alunos e professores.

– No momento pandêmico que vivemos tudo mudou, as crianças passaram um ano isolados, sem o convívio e interações, sem o contato direto com a professora, o maior desafio agora é o psicológico, ensinar a criança a interagir e falar sobre seus sentimentos é, sem dúvidas, um dos grandes desafios – comenta.

Mas Débora é daquelas professoras que são puro amor. Aquelas que gravam o nome na memória, aliás, com certeza na sua ainda está nítido o nome da professora que marcou sua infância, não é verdade?

E é exatamente isso que a motiva todos os dias.

– O amor me motiva, eu amo estar com eles e aprender com cada criança que passa por mim, ensinar que eles são respeitados e muito amados! A maior recompensar é ser amada incondicionalmente, a demonstração de amor de uma criança é genuína, saber que de alguma forma eu mudei a vida deles, ensinei e aprendi é a maior recompensa – diz.

A prova de que cada ser é especial e que de alguma forma transforma a vida por onde passa, é essa. Não são somente os professores que marcam a vida dos alunos a quem ensina, os alunos em pequenos detalhes, também marcam a vida de seus mestres.

– Tem uma frase que meu aluno me disse, que levarei pra vida, que é “O machucado é muito pequeno perto de nós que somos grandes”, é sobre isso, saber que somos maiores que nossos medos – finaliza.

Deixe seu comentário